| · Em 2024, as vendas do Renault Group chegaram a 2.264.815 veículos (+1,3% vs. 2023) em todo o mundo: o Renault: 1.577.351 veículos (+1,8% vs. 2023) o Dacia: 676.340 veículos (+2,7% vs. 2023) o Alpine: 4.585 veículos (+5,9% vs. 2023) - Na Europa, o Grupo cresceu duas vezes mais que o mercado,
- com vendas em alta de 3,5%. Com 1.599.051 veículos vendidos,
- o Renault Group ocupa o pódio das montadoras de automóveis,
- sendo o Sandero o carro mais vendido, considerando todos os canais.
· Fora da Europa, com seu International Game Plan, as vendas da marca Renault cresceram no Brasil (+10,3%) graças ao Kardian, bem como na Coreia do Sul (+80,6%), graças ao lançamento do Grand Koleos, o primeiro veículo da nova subsidiária Renault Korea. · O Grupo segue sua política comercial com foco no valor: o As vendas no varejo na Europa representam mais de 63% de todas as vendas do Grupo (+21 pontos vs. a média do mercado) com quatro modelos no top 10 desta categoria. o As vendas nos segmentos C e superiores na Europa representam 30% de todas as vendas do Grupo. Neste ano, a marca Renault lançou os modelos Scenic E-Tech 100% elétrico, Symbioz e Rafale, enquanto a Dacia revelou o Bigster, que será lançado em breve. · O Renault Group segue sua ofensiva em eletrificação, com 34,7% das vendas na Europa representadas por modelos eletrificados (+4,3 pontos vs. 2023). o As vendas de veículos híbridos aumentaram 45,0%, para 25,5% das vendas do Grupo (+7,5 pontos vs. 2023). Com 40% de veículos híbridos entre suas vendas de veículos com motor a combustão interna, a marca Renault consolida seu segundo lugar na Europa. o Os veículos elétricos representam 9,0% das vendas do Renault Group, em um ano de transição em termos de planejamento de produtos. Isso começa a se refletir no mix do 4º trimestre que chegou a mais de 12%, para quase cinco pontos a mais em comparação com o resto do ano. Para a marca Renault, 13,0% dos modelos vendidos foram elétricos. Comercializado desde o mês de outubro na França, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico foi o carro elétrico mais vendido nos meses de novembro e dezembro. · Na Europa, a carteira de pedidos do Grupo representa aproximadamente dois meses de vendas previstas no fechamento de dezembro de 2024. · Em 2025, o Grupo vai lançar sete veículos: o Para dar sustentação à sua ofensiva de eletrificação na Europa, com destaque para os modelos Renault 4 E‑Tech 100% elétrico, Dacia Bigster, Alpine A390 e Mobilize Duo & Bento. o Dando continuidade ao plano estratégico International Game Plan, para ganhar participações de mercado em suas regiões-chave.
Marca Renault Marca francesa mais vendida no mundo em 2024, a Renault registrou 1.577.351 vendas (veículos de passeio e comerciais leves), mantendo seu ritmo de crescimento (+1,8% vs. 2023). A Renault cresceu 3,3% na Europa (mais que o mercado, que cresceu +1,7%), atingindo 1.009.672 veículos vendidos, alavancada principalmente pela França (+0,4%), Espanha (+10,8%), Reino Unido (+21,4%) e Itália (+6,7%). A marca segue sua estratégia baseada, de um lado, em uma gama de modelos híbridos consolidada no mercado (40% das vendas de veículos com motor a combustão interna) e, de outro lado, em uma gama 100% elétrica reconhecida por dois prêmios consecutivos de Carro do Ano (Scénic E-Tech elétrico, Car of the Year COTY 2024, e Renault 5 E-Tech elétrico, COTY 2025, o veículo elétrico mais vendido na França nos meses de novembro e dezembro). No mercado de veículos comerciais leves, a marca é líder na Europa com 310.458 emplacamentos (+4,6% vs. 2023). Fora da Europa, a Renault registrou um crescimento nos mercados onde foram lançados novos modelos. Graças ao Kardian, a marca cresceu 10,3% no Brasil e 7,2% ao Marrocos. O Grand Koleos, primeiro veículo da nova subsidiária Renault Korea, permitiu um crescimento de 80,6% na Coreia do Sul. Seguindo sua estratégia com foco no a valor, a Renault continuou sua ofensiva nos segmentos C e superiores, lançando os modelos Scenic E-Tech elétrico, Symbioz e Rafale. Mais de uma a cada duas vendas feitas pela marca são no canal de varejo. Em 2025, a Renault vai continuar sua ofensiva de eletrificação com o lançamento comercial do Renault 4 E-Tech elétrico e a expansão do Renault 5 E-Tech elétrico em seus diferentes mercados, fortalecido por uma nova versão com bateria de 40 KWh. Marca Dacia A marca Dacia contabilizou 676.340 vendas em todo o mundo em 2024 (+2,7% vs. 2023), atingindo um recorde de participações de mercado, principalmente na Itália (+13,1%), Marrocos (+16,3%), Espanha (+12,4%), Bélgica e Luxemburgo (+15,4%). Este resultado foi alavancado por um forte planejamento de produtos em torno de 4 modelos-chave: Sandero, Duster, Jogger e Spring. Esta dinâmica vai continuar em 2025 com a chegada do Bigster, cujos pedidos foram abertos no início de janeiro e que chegará às concessionárias no segundo trimestre de 2025. A Dacia também consolidou sua posição no pódio das marcas mais vendidas no varejo, seu principal canal de vendas. Desde 2017, o Dacia Sandero é o carro mais vendido no varejo e, em 2024, também foi o carro mais vendido considerando todos os canais de vendas. Em 2025, a marca pretende continuar sua estratégia baseada no essencial por meio de uma expansão no segmento C com o Bigster, ampliando sua ofensiva em eletrificação, agora com 3 modelos disponíveis com motorização híbrida (Jogger, Duster e Bigster). Marca Alpine Pelo quarto ano consecutivo, a Alpine registrou um crescimento em suas vendas (+5,9% vs. 2023), com 4.585 veículos emplacados. A Itália (+37,5%), o Reino Unido (+24,9%), a Espanha (+19,3%) e a Alemanha (+10,6%) foram os mercados que mais alavancaram o crescimento da marca neste ano. O ano de 2024 marca um ponto de virada, com o lançamento da ofensiva de produtos no mercado de modelos elétricos, com o A290, seu primeiríssimo compacto urbano 100% elétrico, que também foi eleito Carro do Ano (Car of the Year 2025). Em 2025, a marca vai incluir em sua Garagem dos Sonhos o A390, um fastback esportivo 100% elétrico, dando continuidade à sua expansão fora da Europa, principalmente na Irlanda e nos países nórdicos (Noruega, Finlândia e Dinamarca). Marca Mobilize Em outubro de 2024, a Mobilize lançou a pré-venda do Duo, em versão com e sem habilitação. Com o compromisso de oferecer soluções de recarga simples e accessíveis aos condutores de veículos elétricos, a marca também expandiu as opções oferecidas com o serviço Mobilize Power de recarga bidirecional em domicílio, disponível atualmente com o Renault 5 E-Tech elétrico e o Alpine A290. A Mobilize também está ampliando sua rede Mobilize Fast Charge de recarga ultrarrápida na França, bem como na Itália, após firmar uma parceria com a empresa de infraestrutura e serviços Autostrade per l’Italia.
VENDAS MUNDIAIS DO RENAULT GROUP POR MARCA | Volumes 2024 | ∆% vs. 2023 | Renault | 1.577.351 | +1,8 | Veículos de Passeio (VP) | 1.174.380 | +1,5 | Veículos Comerciais Leves (VU) | 402.971 | +2,8 | Dacia | 676.340 | +2,7 | VP | 670.136 | +2,7 | VU | 6.204 | +6,6 | Renault Korea Motors | 6.539 | -70,3 | Alpine | 4.585 | +5,9 | | | | | | | Renault Group | 2.264.815 | +1,3 | | | |
QUINZE PRIMEIROS MERCADOS DO RENAULT GROUP EM 2024 | | Volumes em 2024 | Participações de mercado (em %) | 1 | FRANÇA | 541.795 | 25,8 | 2 | ITÁLIA | 205.423 | 11,7 | 3 | TURQUIA | 167.262 | 13,5 | 4 | ESPANHA | 149.697 | 12,7 | 5 | ALEMANHA | 144.586 | 4,7 | 6 | BRASIL | 139.214 | 5,6 | 7 | REINO UNIDO | 121.711 | 5,3 | 8 | MARROCOS | 67.686 | 38,4 | 9 | BÉLGICA + LUXEMBURGO | 64.925 | 11,5 | 10 | ROMÊNIA | 61.217 | 35,5 | 11 | POLÔNIA | 54.785 | 8,8 | 12 | HOLANDA | 49.851 | 9,8 | 13 | ÍNDIA | 41.729 | 0,9 | 14 | COREIA DO SUL | 39.826 | 2,5 | 15 | PORTUGAL | 36.164 | 14,9 |
Sobre o Renault Group O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que está se reinventando. O Renault Group se baseia na complementariedade de suas 4 marcas – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o grupo vendeu 2.264 milhões de veículos em 2024. O grupo emprega aproximadamente 105 mil colaboradores, que encarnam seu propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de tecnologias e serviços inéditos, além de uma nova gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040.
|
0 Comentários