Seguro Auto! Confira o preço da proteção para os 10 carros mais vendidos em agosto

 

A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especialista em componentes para sistemas de ignição e sensores para sistemas de injeção, lista os três principais erros cometidos na manutenção do carro, que, além de aumentar os gastos com o veículo, tornam as condições de uso inseguras. São eles:

 

1- Não realizar inspeção em pontos específicos: deixar de verificar regularmente aspectos críticos, como o nível de óleo do motor, fluido de arrefecimento e pneus, pode levar a problemas inesperados. Estes pontos são de fácil inspeção e podem ser realizados pelo próprio consumidor ou mecânico;

 

2- Desconsiderar o tempo como critério de revisão: ignorar os prazos de revisão estabelecidos no manual do veículo, especialmente em condições de uso irregulares ou em distâncias curtas, pode resultar em falhas graves. Alguns itens, como óleo de motor, fluido de freio, fluido de arrefecimento (radiador) e até mesmo algumas correias dentadas, possuem uma recomendação de troca por prazo além da quilometragem, nos casos em que o consumidor “roda pouco com o carro”;
 

3- Não levar em conta condições de uso severo: não considerar o trânsito intenso, falta de uso do veículo, utilização em estradas com muito pó, entre outras condições estabelecidas pelas montadoras, prejudica a manutenção do veículo. Embora críticas, muitas vezes essas condições são consideradas comuns pelos motoristas por serem cotidianas.

 

A fim de evitar essas falhas o motorista deve estabelecer um dia específico na semana para realizar inspeções básicas do nível de óleo do motor, nível de fluido de arrefecimento, calibragem e desgaste dos pneus, bem como completar o nível de combustível e verificar o funcionamento das lâmpadas do veículo.
 

É importante estar atento aos indicativos do painel de instrumentos do carro sobre o momento certo para fazer a revisão. Alguns automóveis já possuem essa informação no painel e, no caso dos veículos que não contam com essa função, vale ter um lembrete para não perder o prazo”, recomenda Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da Niterra do Brasil. “É possível otimizar a etiqueta de troca de óleo e marcar essa informação para a próxima revisão.”
 

Situações como ruídos incomuns, comportamentos anormais ou aumento do consumo de combustível também funcionam como sinais da necessidade de manutenção. “Em casos como esses ou outras dificuldades, procure o seu mecânico de confiança”, destaca Mori.

 

Para além dos pontos levantados, veículos com a manutenção em dia também colaboram com questões ambientais. “Componentes como velas e bobinas de ignição e sensores de oxigênio contribuem para a redução do consumo de combustível e da emissão de poluentes. Como o custo do combustível está muito elevado, o aumento do consumo representa um gasto maior com combustível”, afirma Mori. “Por isso, é preciso estar alerta a manutenção desses componentes.”
 

Sobre a Niterra

Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a Niterra é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há mais de 6 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcionários e tem uma fábrica com 625 mil m2 em Mogi das Cruzes, (SP). A empresa – detentora das marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) – disponibiliza em seu site dezenas de opções de cursos on-line para mecânicos e aplicadores de produtos.




Fonte: RPMA Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários