Raízen Lubrificantes expande uso de plástico reciclado em embalagens de 1 litro

 A empresa está substituindo suas embalagens de 1L por um modelo que utiliza 51% de resinas pós-consumo e resíduos plásticos de lubrificantes 


A Raízen Lubrificantes, unidade de negócios de lubrificantes, graxas e fluidos da Raízen, licenciada da marca Shell, está substituindo suas embalagens tradicionais de 1L por modelos produzidos a partir de plástico reciclado. A nova versão utiliza mais de 50% de resinas pós-consumo e resíduos plásticos provenientes de lubrificantes.
 

A novidade abrange as linhas Shell Helix, Shell Rimula e Shell Advance e representa uma importante redução de resíduos plásticos. A resina reciclada pós-consumo (PCR, do inglês post-consumer resin) é obtida a partir de materiais plásticos já utilizados, principalmente embalagens. Por meio de processos de reciclagem e logística reversa, esses resíduos são transformados novamente em resina. Com essa inovação, a Raízen estima reduzir cerca de 536 toneladas de plástico ao ano, reduzindo a pegada de carbono em 37% a 45% para as cores implementadas.

"Como a resina reciclada tem uma coloração naturalmente preta, tivemos que adaptar nosso processo de produção para preservar o design e as cores da Shell. Agora, com o recurso tecnológico agregado pela Alpla, nossas embalagens são fabricadas com três camadas, sendo que a camada externa é um revestimento fino que exibe as cores oficiais da marca. Para se ter uma ideia, mais de 50% do plástico de cada embalagem será produzido com PCR. Com essa inovação, esperamos inspirar outras marcas a adotarem essa tecnologia, ampliando ainda mais sua utilização e promovendo a economia circular", afirma Adriano Bello, Diretor de Operações de Lubrificantes. Desde 2021, a Raízen se destaca no segmento como pioneira, sendo a primeira empresa a implementar a PCR em embalagens coloridas de 1L.
 

Essa ação é viabilizada por meio com a Alpla, fabricante das embalagens; e o Instituto Jogue Limpo, associação de empresas fabricantes e importadoras que realiza a logística reversa das embalagens de lubrificante plásticas.
 



Fonte: Raízen






Postar um comentário

0 Comentários