EPR Via Mineira avança com obras de melhoria na BR-040 em Minas Gerais

  

Trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora passa por serviços no pavimento 

e melhorias na sinalização

 





 

Trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora passa por serviços no pavimento 

e melhorias na sinalização

 

A EPR Via Mineira segue com as obras de melhoria na BR-040, no trecho 

administrado entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. As intervenções, que incluem 

fresagem, recomposição de pavimento e reparos localizados, fazem parte dos 

Trabalhos Iniciais para adequar a rodovia aos padrões de qualidade e segurança 

estabelecidos no contrato de concessão. O objetivo é regularizar a superfície da

 pista e proporcionar melhores condições de tráfego aos motoristas.

 

Até o momento, foram recuperados mais de 129 quilômetros de faixas da 

rodovia. As melhorias são realizadas de forma contínua, de acordo com o 

cronograma de obras divulgado semanalmente pela concessionária. Entre 

os pontos de destaque estão o Trevo de Moeda, no km 576, e a Curva da 

Celinha, entre os km 586 e 588, que possuem grande relevância ao tráfego.

 

De acordo com o gerente de Engenharia da EPR Via Mineira, Mauricio Cavalli, as 

áreas com pavimento deteriorado estão sendo preparadas para a aplicação do 

microrrevestimento a frio, que será iniciada a partir de fevereiro. "É uma técnica 

de pavimentação que rejuvenesce o pavimento, criando uma camada fina e 

uniforme sobre a superfície existente, cobrindo imperfeições e fissuras. Essa 

solução não só melhora a qualidade do tráfego, como também atua de forma 

preventiva, evitando o agravamento de danos estruturais no pavimento”, explicou.

 

Infraestrutura com sustentabilidade

 

Para a execução das obras, foram aplicadas até o momento mais de 54 mil 

toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), uma mistura 

de agregados com asfalto que compõe a camada de revestimento da rodovia, 

de forma resistente, segura e capaz de suportar o tráfego mais intenso. A 

concessionária também adota práticas inovadoras e sustentáveis, como o uso 

de material fresado - Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) - e CAP Borracha

na mistura asfáltica. O primeiro consiste no reaproveitamento do pavimento 

retirado de trechos antigos, que é reprocessado e incorporado à nova 

pavimentação, evitando o desperdício de materiais através de economia 

circular e promovendo a sustentabilidade ambiental.

 

Já o CAP Borracha é um asfalto modificado que possui borracha moída de 

pneus reciclados na sua composição. Segundo Cavalli, essa composição 

oferece inúmeros benefícios ao pavimento e à segurança. “Reduz o ruído, é 

resistente às variações de temperatura, absorve mais água em dias de chuva, 

aumenta a aderência ao tráfego na pista e ainda contribui para o meio ambiente, 

já que evita o descarte irregular de pneus”, finalizou. Essa mistura também aumenta

 a vida útil do pavimento, podendo durar até 40% a mais do que o asfalto normal.

 

Os trabalhos iniciais estão previstos para serem concluídos até agosto de 

2025, marcando uma etapa fundamental para garantir que a BR-040 se torne 

uma rodovia ainda mais segura, moderna e eficiente para todos os usuários.

 

Sobre a EPR

 

A EPR é uma plataforma de investimentos em infraestrutura e atua em 

concessões de rodovias e mobilidade. O grupo busca a excelência na prestação 

de serviços aos usuários por meio da realização de investimentos consistentes 

para modernização e manutenção das rodovias concedidas, contribuindo para 

o desenvolvimento sustentável das regiões em que opera. A EPR tem como 

compromisso manter as pessoas conectadas e no centro de suas ações. Para 

isso, adota soluções de mobilidade sustentáveis e modernas, que priorizam a s

egurança e o conforto dos usuários nas rodovias.

 

Além da EPR Via Mineira, o grupo administra outras quatro concessões, que 

totalizam mais de 2,3 mil quilômetros de rodovias, sendo: o lote 2 do Programa 

de Concessões Federal no Paraná (EPR Litoral Pioneiro) e três concessões 

junto ao Governo do Estado de Minas Gerais (EPR Triângulo, EPR Sul de Minas 

e EPR Vias do Café).



 

Fonte: FSB

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