São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram o ranking dos estados com o pagamento mais atrasado.
Um levantamento realizado pela fintech Zapay, especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, sobre o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no primeiro semestre de 2023 revelou um crescimento de 13% no número de inadimplentes em comparação ao mesmo período do ano anterior. Apesar desse aumento, a maioria dos motoristas ainda paga o imposto em dia.
Entre os estados brasileiros, São Paulo lidera os pagamentos de IPVA em 2023, porém apresenta um índice de inadimplência de 32%, enquanto 68% dos contribuintes estão em dia com o imposto. Vale ressaltar que São Paulo também possui a maior frota do país, com mais de 32 milhões de veículos, segundo dados do IBGE.
Minas Gerais ocupa a segunda posição em termos de pagamentos de IPVA em 2023, sendo o único estado em que o índice de inadimplência (64%) supera o número de pagamentos em dia (36%). Essa particularidade torna o estado de Minas Gerais um recorte especial dentro do estudo.
O Rio de Janeiro aparece em terceiro lugar nos pagamentos de IPVA de 2023, com um índice de inadimplência de 31% e 69% dos contribuintes com pagamento em dia.
No que diz respeito aos meses com maior incidência de inadimplência em 2023, destacam-se março, com um share de 47%, e abril, com 37%. Por outro lado, os meses de janeiro e fevereiro apresentaram a menor incidência de inadimplência em 2023, com um share de 13% e 23%, respectivamente. “Essa baixa pode ser atribuída ao fato de que nesses meses acontece o pagamento da cota única com desconto, o que estimula os contribuintes a quitarem o imposto de forma integral”, afirma Rafael Rodrigues, Gerente de Produtos Digitais da Zapay
"O parcelamento em até 12x dos débitos veiculares pode trazer o fôlego necessário para que os motoristas consigam quitar esses débitos e transitarem com tranquilidade, sem o risco de terem o carro apreendido ou receberem uma multa, por exemplo”, reforça o especialista da empresa.
0 Comentários