Caminhões Mercedes-Benz Accelo e Atego vencem cinco categorias do prêmio Campeão de Revenda

 

· Accelo 1016 é o Campeão de Revenda 2023 da Frota&Cia entre todos os caminhões leves do mercado brasileiro

· Accelo 1316 6x2 é o vencedor em caminhões médios

· Atego 2430 6x2 e Atego 3030 8x2 são vitoriosos em suas categorias de semipesados


· Atego 2730 6x4 é o Campeão de Revenda entre os caminhões pesados até 400 cavalos

Com vitória em cinco categorias, a Mercedes-Benz foi a maior vencedora do Prêmio “Campeão de Revenda – Frota&Cia 2023”, devido à maior valorização de preço de caminhões Accelo e Atego no período de três anos (segundo trimestre de 2020 x segundo trimestre de 2023). Essa certificação baseia-se em dados da Tabela FIPE, processadas pelo FrotaDataBank, braço estatístico da SFCom.


Novamente, o Accelo 1016 é o grande vencedor entre os caminhões leves, com cerca de 53% de valorização. A família Accelo, com o 1316 6x2 (por volta de 54%), também foi destaque entre os modelos médios. Mais uma vez, a linha Atego foi a grande premiada do ano, com três caminhões: o Atego 2430 6x2 (mais de 35% de valorização) e o Atego 3030 8x2 (38%) foram vitoriosos em suas categorais de semipesados. O Atego 2730 6x4 (25%) obteve o melhor resultado na categoria dos pesados até 400 cv.

“A expressiva vitória de cinco modelos Accelo e Atego como campeões de revenda da Frota&Cia demonstra que quem compra um veículo Mercedes-Benz obtém um excelente produto em força, desempenho, economia, baixo custo operacional, durabilidade, conforto, tecnologia e segurança”, destaca Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além de um produto de reconhecida qualidade e rentabilidade, o cliente conta com uma solução completa para suas demandas, graças a um amplo e diversificado portfólio de peças e serviços, oferecido pela maior Rede de Concessionários de veículos comerciais do País, presente em todos os estados”.


Accelo – mais potente, com a mesma confiabilidade e produtividade


A atual linha de caminhões Mercedes-Benz Accelo, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6), chegou ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 e Accelo 1017 e o médio Accelo 1317 6x2. Eles são equipados com o motor mais robusto do mercado, o que é muito importante nas severas operações de distribuição urbana e na circulação no interior dos bairros. Além disso, os caminhões Accelo são indicados para viagens intermunicipais e transporte em áreas rurais, além de curtas distâncias rodoviárias.



“O motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 ganhou 5% de potência, oferecendo agora 163 cavalos. Além disso, o torque de 610 Nm se estende aos três modelos Euro 6”, diz Jefferson Ferrarez. “Isso se traduz em melhor desempenho e mais agilidade no trânsito das cidades e nas rodovias”.


O trem de força é um diferencial de mercado do Accelo. O motor Euro 6, sem EGR, preserva a robustez que os clientes já conhecem e aprovam. O mesmo se aplica ao novo câmbio Mercedes-Benz G70 de 6 marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo. Além de propiciar mais conforto ao condutor do veículo, o Mercedes-Benz G70 exige menor esforço do motorista e assegura economia no consumo de diesel devido à inteligência das trocas de marcha.


Ainda com relação ao trem de força, a embreagem com auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal, o que se traduz em conforto, praticidade e produtividade na condução do caminhão.

A linha Accelo 2023 ampliou o pacote de segurança dos caminhões, que passaram a contar com ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), luzes de frenagem de emergência (ESS) e auxílio de partida em rampa (HSA) na versão com câmbio automatizado. Piloto automático está disponível como opcional para o Accelo 1317 6x2, modelo indicado para curtas distâncias rodoviárias. Além disso, os caminhões Accelo vêm equipados com ABS (sistema antitravamento de rodas), ASR (controle de tração) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem).


Os caminhões Accelo com tecnologia BlueTec 6 se destacam ainda pela otimização do TCO (Custo Operacional Total). Isso se reflete na redução de 10% a 15% no consumo de óleo lubrificante e na maior vida útil de componentes como filtro de ar (33% a mais) e filtro de ARLA (11%). Essas vantagens são potencializadas com a sincronização com os planos de manutenção do Accelo.

Atego – novas tecnologias para maior economia, conforto e segurança


Além de atender aos limites de emissões da norma Proconve P8 (Euro 6), a linha Atego 2023 trouxe aumento de potência para os motores OM 926 LA de 6 cilindros, oferecendo agora versões de 260, 286 e 321 cavalos. O motor OM 924 LA de 4 cilindros segue com potência de 185 cavalos.


“Com as maiores potências do OM 926 LA, os caminhões Atego asseguram mais produtividade para o motorista, com excelente desempenho e baixo consumo de combustível, otimizando assim o TCO do veículo. Sem contar o grande diferencial do Atego de ser o mais leve de seu segmento”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Dessa forma, proporciona um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias e rurais”.




Além de acentuar sua destacada versatilidade de uso, a atual linha Atego ganha novas tecnologias para maior economia, conforto e segurança. Os novos câmbios PowerShift Advanced G140 de 8 marchas e G211 de 12 marchas são itens de série nos modelos 6x2 e 8x2, resultando em menor consumo de combustível e maior conforto de dirigibilidade. Para os modelos com câmbio manual, existe ainda o benefício da trambulação a cabo, que exige menor esforço do motorista.


Os caminhões Atego 1419 e 1719 4x2 passam a ser equipados com o novo câmbio manual G90 de 6 marchas e com eixo traseiro Meritor 23.245 de 2 velocidades.


No que se refere às tecnologias de segurança, a linha Atego 2023 passou a contar com ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) nas versões 4x2 e 6x2, luzes de frenagem de emergência (ESS), auxílio de partida em rampa (HSA) na versão com câmbio automatizado e piloto automático. Além disso, o Atego já dispõe de itens como ABS, ASR e EBD.


Com relação a custos operacionais, as caixas de câmbio Mercedes-Benz G90 e G211 trazem uma grande vantagem para os clientes: devido à nova especificação do lubrificante, o intervalo das trocas de óleo do câmbio aumentou em 100%.

Prêmio aponta o melhor valor de revenda após três anos de uso


Iniciativa da Frota&Cia, a certificação “Campeão de Revenda” busca auxiliar fabricantes, distribuidores de veículos e administradores de frotas, além de bancos, financeiras e seguradoras, por ocasião da compra, venda ou avaliação de qualquer caminhão ou utilitário oferecido no País.

A premiação baseia-se em números e informações do mercado, sendo, portanto, próxima da realidade do segmento de veículos comerciais. Esse reconhecimento dá maior segurança e confiabilidade na hora da escolha do veículo adequado para cada demanda do transportador.

Os vencedores de cada categoria são os que apresentam a menor desvalorização de preço no período de três anos, com base nas informações da Tabela FIPE.

Fonte: comunicação Mercedes-Benz

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