Projeto da Volkswagen vence “Prêmio Ser Humano” na categoria ESG

 


• O projeto “Colorindo em Ação” é uma parceria entre a Volkswagen do Brasil e a 
ONG Parceiros Voluntários, com apoio da Fundação Grupo Volkswagen.

• Iniciativa reuniu voluntariado e mentoria para promover o desenvolvimento 

institucional da ONG Casa Neon Cunha, em São Bernardo do Campo (SP),

 que atende a comunidade LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade.

São Bernardo do Campo, 5 de fevereiro de 2025 - O projeto "Colorindo em Ação”,

 realizado pela Volkswagen do Brasil em parceria com a ONG Parceiros Voluntários

 e a Fundação Grupo Volkswagen para apoiar a Casa Neon Cunha, em São Bernardo 

do Campo (SP), acaba de conquistar a categoria ESG do Prêmio Ser Humano, 

promovido pela ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), em São Paulo.

Localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde fica a fábrica Anchieta, da 

Volkswagen do Brasil, a Casa Neon Cunha oferece acolhimento, abrigo e apoio 

psicossocial e jurídico à população LGBTI+ em situação de vulnerabilidade na 


região do Grande ABC. Com o projeto "Colorindo em Ação”, a ONG fortaleceu 

suas operações, se tornando um centro de acolhimento permanente e sustentável.


O projeto "Colorindo em Ação” ofereceu à Casa Neon Cunha uma consultoria 

de governança, estruturação organizacional e capacitação sobre o funcionamento 

do Terceiro Setor coordenada pela ONG Parceiros Voluntários. A iniciativa promoveu 

a melhoria de pilares como gestão administrativa, planejamento financeiro e captação 

de recursos. Na Volkswagen, o projeto foi idealizado pela área de Diversidade & 

Inclusão da empresa, em parceria com o grupo de diálogo Colorindo, formado por 

pessoas colaboradoras voluntárias da VW para atuar em prol da causa LGBTI+. 

O projeto contou também com trabalho voluntário de colaboradores da Volkswagen 

do Brasil e com suporte técnico da Fundação Grupo Volkswagen.


“É motivo de muito orgulho para todos nós, da Volkswagen do Brasil, receber 

o Prêmio Ser Humano, da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos 

Humanos), na categoria ESG. Esse importante reconhecimento comprova que 

seguimos evoluindo como uma empresa cada vez mais humana e conectada 

com as pessoas. Afinal, a Volkswagen é a marca das pessoas. E dentro do 

trabalho de Governança, Diversidade & Inclusão, do qual eu sou padrinho do 

pilar LGBTI+, é uma satisfação ver o ‘Colorindo’, o grupo de afinidade que 

pauta o pilar LGBTI+ na Nossa VW, expandindo seu propósito em prol da 

comunidade. Com o apoio da ONG Parceiros Voluntários, conseguimos 

fortalecer ainda mais a Casa Neon Cunha, que já vem fazendo um trabalho 

fantástico no acolhimento da comunidade LGBTI+. O prêmio coroa nossas 

ações inclusivas e demonstra que semeando respeito, colhemos inclusão”, 

afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen 

do Brasil e padrinho do grupo de diálogo Colorindo.


“Este projeto foi essencial pois auxiliou a Casa Neon Cunha a entender conceitos 

de gestão, qualidade e governança. Depois do projeto e definições de governança

 e gestão da Casa Neon Cunha, nossa ONG atende por 24 horas, empregou mais 

de 20 pessoas e abriga 16 pessoas. Estamos de fato gerando transformação social!”, 

afirma Paulo Cunha, presidente da ONG Casa Neon Cunha.


O apoio à Casa Neon Cunha também contou com a doação de R$ 70 mil, 

realizada pela Fundação Grupo Volkswagen, para a manutenção de suas 

atividades. “A parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen e a Casa Neon 

Cunha teve início há mais de dois anos e, desde então, temos fortalecido 

nossa atuação em prol da mobilidade social de grupos minorizados, como a 

comunidade trans e travesti. Nossas ações incluem cursos de qualificação 

profissional, retificação de nome e assistência social, por exemplo, além de 

doação financeira para a manutenção das atividades da organização. 

Infelizmente, o Brasil é um dos países mais violentos para a população 

LGBTI+ no mundo. O preconceito e a discriminação afastam grande parte das 

pessoas trans da escola e, consequentemente, dificultam seu acesso ao emprego 

digno, perpetuando um ciclo de exclusão e desigualdade. O reconhecimento da 

ABRH-SP vem para reforçar o nosso compromisso com a diversidade, equidade e 

inclusão e, sobretudo, com a mobilidade social das pessoas em situação de 

vulnerabilidade socioeconômica”, comenta Vitor Hugo Neia, diretor geral da
Fundação Grupo Volkswagen.


De acordo com a superintendente da ONG Parceiros Voluntários, Anna Paula
Montini, a premiação reconhece a relevância de ações que contribuem para o 

fortalecimento e perenidade das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) - um 

dos principais pilares de atuação da entidade - e também valoriza a atuação 

articulada entre empresas e o terceiro setor. "Estamos muito felizes com essa 

parceria com a Volkswagen que demonstra que tecnologias sociais como as da 

Parceiros Voluntários podem ser utilizadas em iniciativas inovadoras de ESG. É 

muito bom ver os nossos 28 anos de atuação renovando sua vocação para gerar 

impacto social transformador", afirma Anna Paula.

Linha Pride, da Fundação Grupo VW, apoia a visibilidade trans

A Fundação Grupo Volkswagen também apoia a visibilidade trans por meio de seus 

projetos e criou a Linha Pride, com produtos exclusivos inspirados na causa. A Linha 

Pride foi concebida em parceria com os integrantes do Colorindo, grupo de diálogo 

LGBTI+ da Volkswagen do Brasil.

Os itens são confeccionados pelas integrantes do projeto Costurando o Futuro, 

da Fundação Grupo VW, que capacita profissionais de costura. Por meio da técnica 

do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo VW e fornecedores 

são transformados em mochilas, estojos, nécessaires, entre outros itens, contribuindo 

com a sustentabilidade do planeta.

Em 2024, a Fundação também financiou um curso de qualificação profissional 

em corte e costura para as pessoas atendidas pela Casa Neon Cunha, 

ampliando as possibilidades de renda e mobilidade social.


Volkswagen é empregadora de excelência

A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de ser uma empregadora de 

excelência, oferecendo um ambiente de trabalho humano, diverso e saudável 

para todos. A empresa iniciou 2025 celebrando uma importante conquista: a 

certificação Top Employer pelo 7º ano consecutivo. Com a excelente nota 88,34%, 

acima da média considerada benchmark nas melhores práticas de RH, a Volkswagen 

do Brasil também atingiu 100% de aprovação em cinco áreas da pesquisa em 2025: 

Estratégia de Negócio, Organização & Mudança, Propósito & Valores, Ética & 

Integridade e Sustentabilidade.


Na América do Sul, a Volkswagen Argentina também se destacou e recebeu 

a Top Employer pelo 6º ano consecutivo. Essa importante certificação global reconhece 

as empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e 

desenvolvimento de seu ambiente de trabalho.


Além da Top Employer, a Volkswagen do Brasil conta com outras certificações e 

reconhecimentos importantes. Em 2024, a Volkswagen do Brasil integrou 

novamente o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer 

Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores no segmento de 

recrutamento e seleção do mundo. Foi o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen 

integrou o seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais 

atrativas para trabalhar do País.


A empresa conquistou também em 2024 o certificado Great Place To Work pelo 

3º ano consecutivo, se mantendo como excelente lugar para trabalhar de acordo 

com a pesquisa internacional de cultura e engajamento GPTW, que mede o nível de 

satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao ambiente de 

trabalho. Em 2024, a Volkswagen também se manteve no ranking GPTW de melhores 

empresas para trabalhar na Indústria, com destaque para as práticas de Culture Audit;

 e conquistou o selo Great People Mental Health com a excelente nota 82, logo no 

primeiro ano de participação nessa avaliação de bem-estar.


A pesquisa GPTW feita com os colaboradores da Volkswagen do Brasil em 2024 

também contou com o Censo de Diversidade & Inclusão, em parceria com o Great 

People Diversity. A iniciativa incluiu perguntas para avaliar a estratégia de Diversidade 

& Inclusão da empresa, mapear demografias e trazer recomendações dos 

colaboradores para avanços na estratégia no curto, médio e longo prazos. Foi 

o segundo Censo de Diversidade & Inclusão realizado pela Volkswagen do Brasil, 

sendo o primeiro em parceria com a pesquisa GPTW e a Great People Diversity. 

Em relação ao primeiro censo, a empresa registrou aumento de 31% no número 

de colaboradores participantes.


Outra conquista importante da Volkswagen no ano passado foi a certificação 

“Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, da pesquisa HRC 

Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte 

de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto 

Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.


A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & 

Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre as pessoas. Em 2023, a 

Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que 

abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Movimento Mulher 360, a 

Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos 

LGBTI+, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o 

Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integrou 38 novos 

compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa.


Desde 2020, a Volkswagen do Brasil também é signatária dos Princípios de 

Empoderamento Feminino da ONU e conquistou 5 vezes o Prêmio Automotive 

Business Diversidade & Inclusão por suas ações e boas práticas no setor 

automotivo.

Fonte: Volks



 

Postar um comentário

0 Comentários