Marcia Holland - consultora em Cores, Materiais e Acabamentos

  Livro estuda os efeitos cromáticos no design e na arquitetura e os critérios adotados nos projetos

 


“CMF ou Color Material and Finishing, a Essência das Cores” 

constitui um guia para 

a inovação e é a primeira publicação do assunto na língua 

portuguesa


O livro “CMF, A Essência das Cores”da arquiteta, urbanista e arte-educadora 

Marcia Holland, é o primeiro volume de uma série de três que será lançado 

no dia 16 de maio, na Livraria da Vila, em São Paulo. Indicado aos 

designers de produtos, de interiores, arquitetos, decoradores e profissionais 

de branding, o conjunto da obra vai “explorar a interseção entre arte, 

ciência, tecnologia e emoção. É uma jornada emocionante pela 

compreensão, aplicação e apreciação das cores, fundamentada na 

revolucionária técnica interdisciplinar CMF”, segundo Lincoln Seragini, 

nome fundamental do design brasileiro e prefaciante dessa edição.
 

Rico em ilustrações e produzido por um rígido controle gráfico e colorimétrico 

o volume – primeiro do assunto na língua portuguesa – sugere ao leitor 

vivenciar ao longo da publicação o entendimento a exemplos de aplicações 

mais do que complexos. Divido em sete capítulos, CMF, A Essência das 

Cores, entra em questões técnicas advindas das teorias tão antigas 

como a ótica de Isaac Newton e a descoberta da luz como onda 

eletromagnética pelo físico alemão Heinrich Hertz até os conceitos 

contemporâneos de psicofísica de Mark Fairchild. Um passeio pelo livro 

mostra temas como a métrica da cor, o contraste simultâneo (quando uma cor 

se altera pela vizinhança de outra cor), mecanismos da visão humana, 

colorimetria, percepção de superfície, psicofísica da cor e a ciência da cognição. 
 

“Minha intenção foi criar um livro que seja guia para a inovação e expressividade e 

não algo que coloque regras e limites. Estruturei os capítulos por complexidade e 

termino com um case para que as pessoas possam aplicar os gabaritos que 

estão na contracapa”. No livro a autora trabalhou um pouco a história e usou 

de elementos que considerou importantes e que podem ser aplicados no dia a 

dia. “Abordei a questão do aparato visual, depois o tema da luz voltada à 

arquitetura e interiores, ao índice de reprodução cromática, entre outros; às 

discussões sobre a psicofísica, uma leitura a longo médio e proximidade; já 

na parte urbana passo de fato para cor e design de produto; na cor voltada 

ao design automotivo; na cor e interiores e fecho com o case”.
 

O CMF- Color Material and Finishing, do inglês que significa cor, material e 

acabamento superficial é uma área presente em muitos âmbitos de design e 

arquitetura. Na área industrial relaciona aspectos cromáticos, táteis e decorativos 

na criação e manutenção da identidade de produtos, ambientes e até sistemas 

de transporte. O CMF está atrelado a tendências e contribui de forma significativa 

para a venda de produtos.
 

Existe uma demanda por profissionais “que devem apresentar competências 

na aplicação de métodos consagrados para a leitura de contextos e 

construção de futuros possíveis, sem especulações e com bases sólidas”. 

Um compêndio como este deve contribuir para consolidar junto a esses 

profissionais uma visão sistemática, instrumentalizada e controlada na 

escolha de cores e materiais em projetos. “Quando se faz uma obra não tem 

como dissociar a cor do material e, por conseguinte, o acabamento - atributo 

importante”.
 

Há 39 anos atuando no mercado, Marcia Holland, diretora de Pesquisa e 

Inovação do Portal de Tendências, já realizou projetos, consultorias e 

conferências para empresas como a Nestlé, Basf, Suvinil, Apple, Sherwin 

Williams, Rhodia, Philips, Oxford, Natura e Pertech. “Em 1988, várias empresas 

começaram a me procurar para estruturar conceitos e indicadores para projetos 

de adaptação ou tropicalização de produtos. Depois, fui convidada a participar 

de comitês de tendências, delineando aspectos do projeto e do CMF. Hoje, os 

relatórios técnicos de tendências do portal são voltados a orientar a indústria nos 

diversos setores de consumo: materiais especiais, revestimentos, embalagens, 

novos conceitos e produtos exclusivos”, lembrou Holland em entrevista à 

mídia da DW! Semana de Design, a qual participou esse ano com uma série 

de atividades.

 

CMF, A Essência das Cores, Estudo e Aplicação das Cores Volume I

 

Lançamento: dia 16 de maio, a partir das 18 horas

na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Higienópolis, avenida Higienópolis,

 618, São Paulo

 

Autora: Marcia Holland

198 páginas

Valor: R$ 150,00, nas Livrarias da Vila e na Amazon

 

Próximas edições:

Superfícies e acabamentos Volume 2

Neurodesign e análise multissensorial Volume 3

 





Fonte: Ateliê de textos


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