Multinacionais lançam parceria no Brasil, oferecendo tecnologia integrada para
monitoramento de pneus e geo localização de veículos em tempo real, com o
diferencial de equipe dedicada para assessoria ativa em alertas e acesso à Rede
Goodyear para serviços preventivos e corretivos.
revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território
A Goodyear, fabricante global de pneus para aviação, automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, também com fábrica
para materiais para recapagem de pneus de caminhões e ônibus, e recauchutagem
para pneus de avião, é reconhecida pelo desenvolvimento de pneus inovadores,
seguros e de alto desempenho, e a ZF, empresa de tecnologia global que fornece
sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e industriais firmam parceria
estratégica no Brasil e unem suas capacidades de excelência em inovação.
Essa parceria fortalece a criação e a oferta de soluções avançadas de gestão de
frotas levando ao mercado nacional de caminhões, conhecimentos e investimentos
em tecnologia, orientada por dados, oferecendo uma solução única e personalizada
para operações mais eficientes e sustentáveis, combinando pneus, serviços e
tecnologia; antecipando assim, a necessidade de seus clientes.
A Solução lançada pelas empresas é composta por:
Instalação do SCALAR EVO Pulse e sensores nas rodas, onde é possível monitorar
pressão, temperatura e localização dos pneus em tempo real.
1. Esses dados são enviados para uma plataforma web da Goodyear, a Goodyear
Mobility Cloud, onde o gestor da frota poderá monitorar em tempo real: veículos
e pneus conectados, pressão, temperatura de cada pneu e localização do
veículo.
2. Caso existam alertas de perda de pressão (rápida ou lenta), variação da
temperatura ou alerta de saída de uma área geográfica determinada, os
profissionais indicados pela frota recebem os alertas por e-mail em tempo real,
para que tomem as devidas iniciativas.
3. Adicionalmente, a Goodyear inclui em sua proposta de valor, um
acompanhamento humano nos alertas, visando auxiliar ativamente seus
clientes na integração tecnológica e alavancar sua gestão de pneus, visando
a mitigação dos alertas conforme procedimentos operacionais das frotas.
Essa solução integrada permite que as empresas alcancem operações mais
eficientes e sustentáveis. A redução dos custos com pneus é um beneficio
direto, pois com a informação de um pneu rodando a uma pressão correta
naquela operação, aumenta-se sua performance em quilometragem. Além do
impacto positivo na conta de combustível, um dos maiores custos operacionais
dos transportadores. Esses benefícios financeiros alcançados são mais que
suficientes para investir nessa solução.
Adicionalmente, os clientes contam com outros benefícios indiretos como:
Mobilidade avançada e transporte sustentável
Como parte da sua estratégia global, a Goodyear possui iniciativas para auxiliar os
clientes finais na gestão de seus pneus, uma vez que é um dos maiores custos
operacionais das frotas. Existem tecnologias e melhorias de processos aplicáveis que
efetivamente reduzem custo operacional, e também alavancam segurança e
sustentabilidade.
A Goodyear no Brasil, fomenta um portfolio de Serviços & Soluções, trazendo
tecnologias inovadoras aos transportadores de carga no país, oferecendo quatro
soluções para o mercado Brasileiro:
• Tire Optix: solução digital para o diagnóstico instantâneo dos pneus, que
através de uma ferramenta conectada via bluetooth, captura pressão e
profundidade de sulco dos pneus, gerando relatório em tempo real para a
equipe de manutenção.
• Control Max: tecnologia para gerenciamento online de pneus, com aplicativo
para celular, integrado via bluetooth aos equipamentos de medição de
profundidade de sulco e pressão de ar, além da leitura de chip RFID
incorporado ao pneu.
• CheckPoint: sistema que lê as condições dos pneus e os parâmetros do
veículo enquanto o caminhão passa em uma velocidade de até 10km/h sobre
uma plataforma equipada com sensores e câmeras especiais, que medem e
inspecionam automaticamente a profundidade de sulco dos pneus, a pressão
de cada pneu, o peso por eixo e peso total do veículo. O resultado da
medição sai em poucos segundos. O design incorporado, combinado com
RFID (Radio Frequency Identification, ou identificação por radiofrequência),
que é uma tecnologia de reconhecimento de placas, permitindo inspeções
rápidas e dinâmicas de grandes quantidades de veículos.
• E agora, o GOODYEAR TPMS PLUS: monitoramento de pressão e
temperatura dos pneus, geolocalização dos veículos em tempo real. A frota
pode acessar os dados em tempo real através da plataforma Goodyear
Mobility Cloud, e também recebe alertas por email para perda de pressão
rapida/lenta, com códigos de cores, alertas temperatura e geofence.
Acompanhamento ativo e humano para entendimento das tecnologias e
resolução dos alertas. Com isso, os clientes se beneficiarão com um serviço
mais rápido e com a Rede Goodyear para atendimento onde a frota estiver.
O cliente pode escolher entre as Soluções da Goodyear, tendo flexibilidade para
selecionarem o pacote de serviços e soluções de acordo com as suas necessidades.
As soluções otimizam tempo, auxiliando as tomadas de decisões baseadas em fatos
e conhecimentos práticos, a fim de evitar tempo de inatividade e planificar a
manutenção proativa.
GOODYEAR DO BRASIL
A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs,
caminhões, ônibus e pneus para aviação. Com 68 mil colaboradores, 53 fábricas em
20 países ao redor do mundo. A companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde
possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à
fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), destinada à produção
de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus, e de recauchutagem
para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional.
A empresa também é conhecida por seus centros de inovação em Akron e Colmar-
Berg, Luxemburgo, que buscam desenvolver produtos e serviços de última geração.
Sobre a ZF
A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas de
mobilidade avançada para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia
industrial. A sua abrangente gama de produtos destina-se principalmente a
montadoras de veículos, fornecedores de mobilidade e startups nas áreas de
transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos. Com
os seus produtos, a empresa contribui para a redução de emissões, para a proteção
do clima e para uma mobilidade cada vez mais segura. Juntamente com o setor
automotivo – carros de passeio e veículos comerciais – a ZF também atende
segmentos de mercado como máquinas agrícolas e de construção, energia eólica,
propulsão marítima, aplicações ferroviárias e sistemas de teste.
Com cerca de 168.700 colaboradores em todo o mundo, a ZF reportou vendas de
46,6 bilhões de euros no ano fiscal de 2023. A empresa opera 162 locais de produção
em 31 países.
0 Comentários