GOODYEAR E ZF APRESENTAM SOLUÇÃO ÚNICA PARA MONITORAMENTO DE PNEUS EM TEMPO REAL

 Multinacionais lançam parceria no Brasil, oferecendo tecnologia integrada para

monitoramento de pneus e geo localização de veículos em tempo real, com o

diferencial de equipe dedicada para assessoria ativa em alertas e acesso à Rede

Goodyear para serviços preventivos e corretivos.


revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território 

A Goodyear, fabricante global de pneus para aviação, automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, também com fábrica

para materiais para recapagem de pneus de caminhões e ônibus, e recauchutagem

para pneus de avião, é reconhecida pelo desenvolvimento de pneus inovadores,

seguros e de alto desempenho, e a ZF, empresa de tecnologia global que fornece

sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e industriais firmam parceria

estratégica no Brasil e unem suas capacidades de excelência em inovação.


Essa parceria fortalece a criação e a oferta de soluções avançadas de gestão de

frotas levando ao mercado nacional de caminhões, conhecimentos e investimentos

em tecnologia, orientada por dados, oferecendo uma solução única e personalizada

para operações mais eficientes e sustentáveis, combinando pneus, serviços e

tecnologia; antecipando assim, a necessidade de seus clientes.


A Solução lançada pelas empresas é composta por:


Instalação do SCALAR EVO Pulse e sensores nas rodas, onde é possível monitorar

pressão, temperatura e localização dos pneus em tempo real.


1. Esses dados são enviados para uma plataforma web da Goodyear, a Goodyear

Mobility Cloud, onde o gestor da frota poderá monitorar em tempo real: veículos

e pneus conectados, pressão, temperatura de cada pneu e localização do

veículo.


2. Caso existam alertas de perda de pressão (rápida ou lenta), variação da

temperatura ou alerta de saída de uma área geográfica determinada, os

profissionais indicados pela frota recebem os alertas por e-mail em tempo real,

para que tomem as devidas iniciativas.


3. Adicionalmente, a Goodyear inclui em sua proposta de valor, um

acompanhamento humano nos alertas, visando auxiliar ativamente seus

clientes na integração tecnológica e alavancar sua gestão de pneus, visando

a mitigação dos alertas conforme procedimentos operacionais das frotas.


Essa solução integrada permite que as empresas alcancem operações mais

eficientes e sustentáveis. A redução dos custos com pneus é um beneficio

direto, pois com a informação de um pneu rodando a uma pressão correta

naquela operação, aumenta-se sua performance em quilometragem. Além do

impacto positivo na conta de combustível, um dos maiores custos operacionais

dos transportadores. Esses benefícios financeiros alcançados são mais que

suficientes para investir nessa solução.


Adicionalmente, os clientes contam com outros benefícios indiretos como:

a) Maior segurança ao transportar suas cargas com pneus corretamente
calibrados;

b) Monitoramento das carretas em tempo real, solução antes presente
principalmente nos cavalos;

c) Acompanhamento da temperatura, identificando antecipadamente o
superaquecimento do conjunto freio, roda e pneu, evitando a possibilidade
de incêndio do pneu, e o risco ao veiculo e carga;

d) Otimização do tempo dos profissionais de transporte no processo de
checagem da pressão dos pneus antes de iniciar viagem;

e) Antecipação de potenciais situações não previstas nos pneus antes da saída
ou no trajeto do transporte, assegurando a entrega da carga nos prazos
acordados e reduzindo o tempo do caminhão parado;

f) Captura do hidrômetro da carreta baseado em GPS e;

g) Evitar risco de movimentação indesejada dos pneus durante a viagem.
A proposta apresentada pela Goodyear e pela ZF, facilita ainda mais o processo de
transformação digital para frotas e transportadores, ao conectar múltiplos fluxos de
dados a partir de uma solução única.

Além disso, se o implemento possuir Sistema Eletrônico de Freio (EBS), um conjunto
mais amplo de informações também poderá estar à disposição do gestor de frota,
como uso de frenagem, diagnóstico de freio, quilometragem, carga, entre muitas
outras que apoiam sua operação com mais eficiência.


”A Goodyear realizou pesquisas no Brasil para validar o impacto da tecnologia e da
agenda preventiva e corretiva na performance dos pneus, com isso, encontramos
uma média de 13% de aumento de performance de quilometragem nos pneus do
teste de tais pesquisas, além de garantir que os pneus rodaram com a pressão e
temperatura corretas, impactando positivamente na preservação da carcaça e,
consequentemente, aumentando a vida do pneu também após o processo de
recapagem”, afirma Fernanda Baré, Gerente Sênior de Serviços & Soluções da
Goodyear do Brasil. “Observando a necessidade dos clientes, a Goodyear e a ZF
elaboraram esta proposta de valor – Goodyear TPMS PLUS, que permite aos clientes
o ganho financeiro e demais benefícios indiretos. Além disso, a solução reforça o
compromisso com a sustentabilidade, tema cada vez mais central nas operações
logísticas modernas”, finaliza a executiva.

“A parceria que estreia entre a ZF e a Goodyear no Brasil une a experiência
automotiva e digital de duas das maiores empresas em seus setores, gerando valor
aos frotistas em segurança e rentabilidade. A robusta engenharia automotiva da ZF,
aliada ao amplo conhecimento sobre o universo dos pneus por parte da Goodyear,
garantem uma oferta totalmente integrada e voltada à necessidade dos clientes
frotistas”, disse Mauricio Ziemann Paguaga, Gerente Sênior da Linha de Negócios de
Soluções Digitais e Industriais da ZF Aftermarket América do Sul. “A ZF possui um
know-how de engenharia automotiva de mais de um século de atuação. Trazemos
esse conhecimento técnico e de qualidade para nossos produtos, o que significa que
eles são idealizados e desenvolvidos de acordo com as rigorosas necessidades de
aplicações automotivas”, complementa o executivo.


Mobilidade avançada e transporte sustentável


Como parte da sua estratégia global, a Goodyear possui iniciativas para auxiliar os

clientes finais na gestão de seus pneus, uma vez que é um dos maiores custos

operacionais das frotas. Existem tecnologias e melhorias de processos aplicáveis que

efetivamente reduzem custo operacional, e também alavancam segurança e

sustentabilidade.


A Goodyear no Brasil, fomenta um portfolio de Serviços & Soluções, trazendo

tecnologias inovadoras aos transportadores de carga no país, oferecendo quatro

soluções para o mercado Brasileiro:


• Tire Optix: solução digital para o diagnóstico instantâneo dos pneus, que

através de uma ferramenta conectada via bluetooth, captura pressão e

profundidade de sulco dos pneus, gerando relatório em tempo real para a

equipe de manutenção.


• Control Max: tecnologia para gerenciamento online de pneus, com aplicativo

para celular, integrado via bluetooth aos equipamentos de medição de

profundidade de sulco e pressão de ar, além da leitura de chip RFID

incorporado ao pneu.


• CheckPoint: sistema que lê as condições dos pneus e os parâmetros do

veículo enquanto o caminhão passa em uma velocidade de até 10km/h sobre

uma plataforma equipada com sensores e câmeras especiais, que medem e

inspecionam automaticamente a profundidade de sulco dos pneus, a pressão

de cada pneu, o peso por eixo e peso total do veículo. O resultado da

medição sai em poucos segundos. O design incorporado, combinado com

RFID (Radio Frequency Identification, ou identificação por radiofrequência),

que é uma tecnologia de reconhecimento de placas, permitindo inspeções

rápidas e dinâmicas de grandes quantidades de veículos.


• E agora, o GOODYEAR TPMS PLUS: monitoramento de pressão e

temperatura dos pneus, geolocalização dos veículos em tempo real. A frota

pode acessar os dados em tempo real através da plataforma Goodyear

Mobility Cloud, e também recebe alertas por email para perda de pressão

rapida/lenta, com códigos de cores, alertas temperatura e geofence.

Acompanhamento ativo e humano para entendimento das tecnologias e

resolução dos alertas. Com isso, os clientes se beneficiarão com um serviço

mais rápido e com a Rede Goodyear para atendimento onde a frota estiver.

O cliente pode escolher entre as Soluções da Goodyear, tendo flexibilidade para

selecionarem o pacote de serviços e soluções de acordo com as suas necessidades.

As soluções otimizam tempo, auxiliando as tomadas de decisões baseadas em fatos

e conhecimentos práticos, a fim de evitar tempo de inatividade e planificar a

manutenção proativa.


GOODYEAR DO BRASIL


A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs,

caminhões, ônibus e pneus para aviação. Com 68 mil colaboradores, 53 fábricas em

20 países ao redor do mundo. A companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde

possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à

fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), destinada à produção

de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus, e de recauchutagem

para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional.


A empresa também é conhecida por seus centros de inovação em Akron e Colmar-

Berg, Luxemburgo, que buscam desenvolver produtos e serviços de última geração.


Sobre a ZF


A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas de

mobilidade avançada para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia

industrial. A sua abrangente gama de produtos destina-se principalmente a

montadoras de veículos, fornecedores de mobilidade e startups nas áreas de

transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos. Com

os seus produtos, a empresa contribui para a redução de emissões, para a proteção

do clima e para uma mobilidade cada vez mais segura. Juntamente com o setor

automotivo – carros de passeio e veículos comerciais – a ZF também atende

segmentos de mercado como máquinas agrícolas e de construção, energia eólica,

propulsão marítima, aplicações ferroviárias e sistemas de teste.

Com cerca de 168.700 colaboradores em todo o mundo, a ZF reportou vendas de

46,6 bilhões de euros no ano fiscal de 2023. A empresa opera 162 locais de produção

em 31 países.






Postar um comentário

0 Comentários