Alexandre Xavier Lourenço Martins é superintendente do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva desde 2019. Atua há 25 anos em normalização, regulamentação e avaliação da conformidade. Como voluntário, é membro do Comitê Técnico ad hoc de Infraestrutura da Qualidade do MDIC e Vice-Presidente ESG da ABRAC.
Manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é, sem dúvida, um dos maiores desafios enfrentados pelos trabalhadores no mundo moderno. O estresse constante, a sobrecarga de tarefas, prazos apertados, clientes exigentes e a falta de reconhecimento podem impactar diretamente a saúde mental, resultando em uma condição cada vez mais comum no universo corporativo: a Síndrome de Burnout.
O distúrbio afeta trabalhadores de diversos setores, causando esgotamento emocional e uma série de sintomas, tanto físicos — como dores de cabeça e musculares — quanto psicológicos, como ansiedade e depressão. Desta forma, as empresas precisam criar um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado para prevenir que seus colaboradores sejam acometidos pelo mal do século.
É justamente nesse contexto que a Qualidade se apresenta como uma ferramenta estratégica. O conceito vai muito além das métricas financeiras e de produtividade, tornando-se fundamental para o crescimento sustentável das empresas, especialmente ao se reconhecer que o capital humano é um de seus maiores ativos.
Em ambientes dinâmicos, como os das empresas do setor automotivo, é crucial adotar práticas que priorizem o cuidado com os colaboradores, criando um clima organizacional positivo que impulsione os profissionais a enfrentar os desafios diários com motivação e bem-estar.
A metodologia 5S é uma ferramenta da Qualidade simples, mas extremamente eficaz, que pode fazer toda a diferença para apoiar as empresas nesse processo. Criada pela Toyota na década de 1970, ela se baseia em cinco pilares que promovem ambientes de trabalho mais organizados, produtivos e saudáveis, beneficiando tanto a parte operacional quanto a saúde mental dos colaboradores. Além disso, sua aplicação pode ser estendida à vida pessoal, trazendo benefícios no cotidiano.
Resumidamente, a aplicação do 5S começa pelo pilar Seiri (Classificação), que recomenda a separação entre o que é útil e o que é inútil, identificando itens desnecessários e descartando-os. O próximo passo é o Seiton (Organização), que propõe que cada item esteja em seu devido lugar, com espaços específicos definidos para ferramentas, documentos e equipamentos. Em seguida, aplica-se o Seiso (Limpeza), criando uma rotina para manter o ambiente sempre limpo, funcional e agradável.
Em seguida, vem o pilar Seiketsu (Padronização): documente as práticas de organização e limpeza, crie checklists ou cartazes para reforçar os padrões e garanta que todos sigam as mesmas normas. Por fim, implemente o Shitsuke (Disciplina), promovendo a adesão contínua ao 5S como um hábito na cultura da empresa por meio de treinamentos.
O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva oferece às empresas do mercado automotivo um treinamento completo para a implementação da metodologia 5S, que vai desde a elaboração de um programa personalizado, focado nas necessidades específicas de cada negócio, até sua execução prática. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do IQA.
O 5S é um método que pode ser implementado nos processos para criar um ambiente mais organizado e engajado, consequentemente, mais propício a um trabalho saudável. No entanto, é importante lembrar que as ferramentas da Qualidade, por si só, não são suficientes para isso. É necessário adotar uma abordagem holística, fundamentada no respeito, na empatia e nas relações humanas, que são insubstituíveis. Que tal incorporar essas práticas como metas do seu negócio para 2025?
Sobre o IQA
Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.
Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.
Fonte: IGA
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