A Goodyear e a Onçafari anunciam os resultados do monitoramento de fauna, realizado em torno das instalações da empresa em Americana, interior de São Paulo, durante o ano de 2024. As primeiras campanhas de monitoramento identificaram a presença de 12 espécies silvestres, incluindo duas de grande relevância para a conservação ambiental: o gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) e o gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), que são classificadas como vulneráveis pela International Union for the Conservation of Nature (IUCN) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Imagem do Gato-do-Mato capturada na área da Goodyear em Americana (Imagem: Onçafari) |
O monitoramento, conduzido pela organização não governamental Onçafari, faz parte de uma parceria estratégica estabelecida entre a ONG e a Goodyear desde 2021. A Onçafari, reconhecida por seu trabalho em conservação ambiental, conta com o apoio da Goodyear, que fornece seus pneus para apoiar as atividades realizadas no Pantanal.
A região ao entorno da Goodyear abriga uma área de proteção ambiental com aproximadamente 180.000 m². Para realizar o levantamento e monitoramento da fauna, foram instaladas câmeras de captura de movimento e equipamentos tecnologicamente avançados, que detectam calor e movimento, registrando imagens dos animais que passam em volta da fábrica. Os equipamentos são programados para fazer registros em formato de vídeos de 15 segundos e com menor intervalo possível entre cada registro, o que, além da identificação das espécies, permite observar comportamentos dos indivíduos na natureza.
|
0 Comentários