Há cerca de sete mil quilômetros separando Baku e Singapura, e todo o circo da Fórmula 1 acaba de enfrentar mais um desafio logístico desta temporada muito longa, deslocando pessoal, carros e equipamentos em questão de alguns dias das margens do Mar Cáspio para a cidade-estado onde o Estreito de Malaca encontra o Mar da China Meridional. Esta é a primeira vez que essas duas corridas são realizadas consecutivamente.
Aqui na Linha do Equador, os compostos para clima seco escolhidos para a 15ª edição do GP de Singapura são os mesmos do ano passado e, na verdade, os mesmos das últimas duas corridas em Monza e Baku, em pistas com características muito diferentes: C3 como Duro, C4 como Médio e C5 como Macio.
O circuito foi modificado no ano passado com o objetivo de torná-lo mais fluido, mas ainda é um dos mais sinuosos da temporada. Sua extensão caiu agora para 4,940 quilômetros, de modo que o número de voltas foi aumentado para 62. No setor final, que costumava incluir as curvas 16 a 19, uma reta de 400 metros as substituiu, de modo que o número de curvas foi reduzido de 23 para 19. No ano passado, o trabalho de recapeamento da pista começou e este ano as seções entre as curvas 3 e 9, 10 e 12 e 14 e 17 também foram recapeadas. O asfalto deve ser semelhante ao utilizado em vias públicas geralmente abertas ao tráfego da cidade, mas com o novo asfalto é possível esperar uma superfície mais lisa. Normalmente não se aprende muito com a primeira sessão de treinos livres, mas desta vez ela dará a todos a oportunidade de adquirir dados importantes relacionados ao comportamento dos pneus.
Como em todos os circuitos de rua, o menor erro em Singapura tem um preço alto, já que há pouquíssimas áreas de escape e correr uma fração fora do traçado pode fazer você bater nas barreiras. Portanto, o Safety Car é comum aqui, especialmente porque leva um bom tempo para remover um carro batido da pista. Existem alguns fatores que tornam uma parada a única estratégia válida: primeiro, o tempo perdido para um pit stop para troca de pneus é de cerca de 28 segundos, em parte porque o limite de velocidade do pit lane é reduzido para 60 km/h, e segundo, ultrapassar nesta pista é definitivamente complicado. Uma parada dupla só precisa ser considerada caso a corrida seja neutralizada.
Normalmente, o Macio é puramente um pneu de classificação, com as voltas de corrida divididas entre o Médio e o Duro. No entanto, ano passado, o C5 fez sua parte no domingo, especialmente no primeiro stint, com os pilotos querendo aproveitar ao máximo sua aderência extra na largada. A degradação nesta pista se deve principalmente ao estresse térmico, não tanto na superfície do pneu, mas dentro dele, algo que não se vê com frequência e que varia muito dependendo da configuração do carro e da carga aerodinâmica que os carros geram.
No circuito de Marina Bay, muitas vezes vimos primeiros stints em que os pilotos tentam ir o mais longe que podem, gerenciando seus pneus com o objetivo de equilibrar os dois stints o máximo possível. Isso geralmente leva à formação de um trem de carros, todos próximos, incapazes de ultrapassar porque não há diferença de desempenho suficiente, apesar da pista ter três zonas de DRS. Portanto, em um esforço para produzir mais ação na pista, a FIA decidiu introduzir uma quarta zona de DRS para este fim de semana, entre as curvas 14 e 16, e teremos que esperar até domingo para ver se isso produz o resultado desejado.
Somando-se à natureza imprevisível desta corrida está o clima. Situado sobre a Linha do Equador, o clima de Singapura não varia, com alta umidade, raramente abaixo de 70%, com chance de pancadas de chuva, algumas muito fortes, a qualquer hora do dia ou da noite.
Este foi o primeiro GP da história a ser disputado à noite sob refletores e, visualmente, sempre proporcionou um grande espetáculo. Como de costume em uma pista apertada, a classificação é quase sempre o fator mais importante quando se trata do resultado da corrida, o que explica por que nove das 14 corridas realizadas até o momento foram vencidas pelo pole position. O Rei de Singapura é Sebastian Vettel, que venceu aqui cinco vezes, em quatro ocasiões saindo da pole, enquanto seu total de pódios é oito. Com o alemão abandonando o esporte em 2022, ele pode perder sua coroa para Lewis Hamilton, que tem o mesmo número de poles e quatro vitórias até o momento, enquanto também está se aproximando do recorde do alemão para chegadas entre os três primeiros, com sete.
Três outros pilotos que ainda correm também venceram em Marina Bay: Fernando Alonso o fez duas vezes e Carlos Sainz e Sergio Perez têm uma vitória cada, enquanto outro aposentado, Nico Rosberg, também venceu aqui uma vez. Das equipes, Ferrari, Red Bull e Mercedes estão à frente, empatadas com quatro vitórias, enquanto a Ferrari tem a maior parte das pole positions com sete em seu nome. Quanto aos lugares no pódio, é o azul da Red Bull que lidera, com 14 chegadas entre os três primeiros.
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