Força e alta performance do Actros Mercedes-Benz de competição são destaques na Copa Truck 2024 em Cascavel.

 

  • Tradicional circuito do oeste paranaense traz ótimas recordações para a ASG Motorsport – em 2023, foram duas vitórias com Roberval Andrade (#15) e uma com Bia Figueiredo (#111), a primeira de uma mulher na competição
  • Autódromo Zilmar Beux recebe as duas provas da 6ª etapa do ano no domingo, 1º de setembro
  • Caminhão Mercedes-Benz Actros também é reconhecido pela robustez e confiabilidade nas pistas de corrida
  • Telemetria dos caminhões de transporte é utilizada para os caminhões de corrida.



No domingo, 1º de setembro, a equipe ASG Motorsport, com seus potentes caminhões Actros Mercedes-Benz, volta ao Autódromo Zilmar Beux em Cascavel, no Oeste do Paraná, para as duas corridas da 6ª etapa da Copa Truck 2024. Esta pista traz ótimas recordações para os pilotos da ASG. No ano passado, Roberval Andrade (#15) venceu as duas corridas daquela etapa e Bia Figueiredo (#111) conquistou uma vitória, a primeira de uma mulher na competição.

O circuito de 3.058 metros tem apenas sete curvas, quase todas de raio longo. As velocidades máximas se aproximam de 200 km/h e a média de velocidade dos caminhões durante uma volta em Cascavel chega a 140 km/h. Seu traçado é o mais rápido da Copa Truck, o que resulta numa pista de alta velocidade, com muita disputa por posições.

“Os pilotos da ASG, com talento e garra no comando dos nossos Actros, se dão muito bem no competitivo circuito de Cascavel, como se nota pelas vitórias do Roberval e da Bia no ano passado”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, de fato a força e a alta performance do Actros fazem a diferença nesse tradicional circuito, contando também com a robustez e a confiabilidade dos nossos caminhões durante as corridas”.

“A Mercedes-Benz tem longa tradição e uma trajetória vitoriosa nas corridas de caminhão no Brasil. Por isso, participamos e apoiamos a Copa Truck, que reúne a paixão pelos brutos com a adrenalina e a emoção das disputas entre pilotos e marcas”, diz Jefferson Ferrarez. “Nesse ambiente esportivo, que reúne muitos fãs, o Actros atinge até 240 km/h nos circuitos e os pilotos podem então perceber a força, performance, robustez, resistência e confiabilidade que são reconhecidas pelos motoristas no transporte de cargas. Portanto, esta competição é uma vitrine muito especial para nós”.

Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora

Parceira da Mercedes-Benz, com quem conquistou o título de 2022, a ASG Motorsport tem nova formação este ano. A equipe segue com sete pilotos. Os novos integrantes do time são o paranaense Pedro Perdoncini (#117) e o paulista Marcio Giordano (#126), que possuem experiência em categorias monomarcas e vitórias em algumas das pistas que são utilizadas pela categoria dos caminhões em 2024. Juntamente com Bia Figueiredo (#111), já integrante da equipe, eles disputam a nova categoria Super Truck Elite.

A campanha de 2023, que rendeu 14 vitórias, 41 pódios e o vice-campeonato de pilotos e montadora, mostrou que o time ASG Motorsport estava forte, com Roberval Andrade (#15), Jaidson Zini (#25), Raphael Abbate (#26) e Luiz Lopes (#99). Por isso, esses pilotos foram mantidos para a temporada 2024 na categoria Super Truck Pró.

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Em seu terceiro ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso da Copa Truck e se compromete em levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG.

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.

Telemetria dos caminhões de transporte para os caminhões de corrida

Entre as soluções digitais da Mercedes-Benz disponíveis para caminhões destaca-se o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas. Esse serviço também oferece mais segurança para o veículo e a carga, monitoramento em tempo real, apoio à recuperação no caso de roubo e bloqueio com as modalidades Fleetboard Security e Security Sat.

Os recursos da telemetria são aplicados também nos caminhões de corrida, ajudando a equipe de box a monitorar dados essenciais do Actros durante os treinos classificatórios e as corridas. Suas informações são vitais para o melhor desempenho dos caminhões e dos pilotos no comando de seus veículos.

MirrorCam é inovação pioneira da Mercedes-Benz na Copa Truck

Apresentado nos caminhões Actros da ASG no ano passado, a Mercedes-Benz novamente leva para a Copa Truck deste ano o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os retrovisores convencionais.

Disponível como opcional para o Actros de transporte, o MirrorCam recebe adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho é executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.

“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, diz Jefferson Ferrarez. “Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.

Transmissão pela Band, SporTV e nas redes sociais

Com previsão de início às 14h00 do domingo, 1º de setembro, as duas provas seguidas da 6ª etapa de 2024, em Cascavel, serão transmitidas pela Band e pelos Canais SporTV. Os fãs das corridas de caminhões também podem acessar as redes sociais oficiais da Copa Truck no YouTube e Facebook.


Fonte: Comunicação Mercedes

Postar um comentário

0 Comentários