Lat.Bus: Scania lança primeiro ônibus elétrico 100% da marca e novo painel digital

 

Feira será realizada até amanhã (8/8), em SP; Estande da fabricante expõe todas as soluções Scania para a mobilidade de ônibus urbanos e rodoviários; espaço é certificado com o Selo Evento Neutro seguindo a jornada de sustentabilidade da marca

 A Scania participa da Lat.Bus 2024 em um estande de 640 metros quadrados e dois chassis expostos. O inédito elétrico K 230E B4x2LB faz sua primeira exposição ao público. O outro modelo que compõe o espaço é o K 500 8x2, o ônibus topo de linha da Scania no Brasil. Uma grande novidade apresentada na feira é o novo painel digital da linha, que estará disponível em 2025. O Acelerador Inteligente passa a fazer parte de série do portfólio a partir de agora e garante mais 3% de economia de combustível, subindo para 11% a redução de consumo dos chassis. O Scania Consórcio lançará sua nova campanha, de 100 cotas, com sorteio de chassi e mais 10 viagens para a Busworld, em 2025 na Bélgica, e visita à matriz na Suécia. A Lat.Bus 2024 ou Feira Latino-Americana do Transporte será realizada de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.

 

A Scania compensará as emissões de CO2 do seu estande em uma ação realizada em parceria com a Eccaplan, greentech responsável pela gestão e emissão do Selo Evento Neutro, que reconhece a garantia de práticas mais conscientes. De acordo com Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan, será realizada a quantificação e compensação das emissões de CO2 relacionadas à montagem, desmontagem do estande, deslocamento de toda equipe, time de cenografia, gerador de energia, considerando inclusive o deslocamento dos veículos dos organizadores do espaço da Scania.

 

“Estamos com uma expectativa muito boa para a Lat.Bus 2024. O cenário de mercado é promissor, os clientes estão animados e os investimentos estão sendo feitos nas renovações e ampliações de frotas. Estaremos com nossos concessionários e prontos para fazer muito negócios”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

 

“A Nova Geração de ônibus P8/Euro 6 da Scania ganhará, de série, a partir de janeiro de 2025 um novo painel digital e uma nova arquitetura eletrônica. Estamos subindo um nível altíssimo de segurança ativa e todos os alertas estarão sendo informados ao motorista em tempo real na tela. Essas novidades estão sendo anunciadas pela Scania na Lat.Bus 2024. Não poderia haver melhor palco para este lançamento”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

 

O novo painel digital tem 12,3’ polegadas com alta tecnologia embarcada e design moderno e de fácil acesso e manuseio. “Nosso objetivo é tornar a experiência na condução ainda mais positiva para o motorista de ônibus. Vamos garantir mais conforto e ampliar os dispositivos de segurança”, diz Gallao. “Será possível ainda propiciar uma melhor visibilidade com muito mais informações programáveis. A sensação será de acessar, por exemplo, um tablet em formato maior e numa navegação extremamente amigável. O condutor terá um nível de comando do Scania da forma mais completa já vista no Brasil.”

 

A nova arquitetura eletrônica passa a permitir a incorporação de sensores de assistência à condução o que traz como principais melhorias um alerta de colisão com usuário lateral, AEB com detecção de pedestre e sensor de pressão dos pneus (TPM) – este disponível também para os modelos de tração 8x2. Além disso, outras novidades importantes são a inclusão de um alerta de colisão com usuário frontal e uma câmera traseira com alerta de riscos durante o engate da marcha à ré. “Mais um passo fundamental para a total segurança do motorista e passageiros durante a viagem, e, consequentemente na preservação de vidas.”

 

A produção do chassi elétrico começará em março de 2025 na fábrica de São Bernardo do Campo, em são Paulo. O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300km (já dimensionado numa condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular), e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. Sua vocação principal é a aplicação urbana, tem tração 4x2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal. O propulsor é chamado EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300kW a 1.400 rpm.

 

Já o K 500 8x2 tem motor de 13 litros, 6 cilindros, potência de 500 cv @ 1.800rpm e desenvolve um torque de 2.550Nm @925-1.340. É vocacionado para linhas rodoviárias em longas distâncias e turismo. A tração 8x2 permite receber carrocerias DD (Double Decker, dois andares).

 

Estande traz a força das soluções Scania para a mobilidade

“Construímos um estande muito aberto e receptivo ao público, principalmente aos clientes, fãs da marca e nossas equipes e das concessionárias. Definimos uma comunicação visual que priorizasse as principais mensagens de uma forma muito visível do que a Scania pode contribuir em termos de soluções para os operadores”, explica Lana Piccoli, gerente de Propaganda da Scania Operações Comerciais Brasil. “Os chassis e as soluções estão num ambiente acolhedor, que trará uma boa experiência para o cliente. Teremos a área de atendimento e a loja, o Scania Shop, que traz itens alusivos à marca e é sempre um sucesso. Fizemos um treinamento completo com a rede de concessionárias para que os visitantes recebam todas as informações sobre a Scania. Todas as equipes estão muito animadas para fazermos ótimos negócios.”

 

Consórcio lançará nova campanha para a Busworld 2025 e matriz na Suécia

O Scania Consórcio vai aproveitar a Lat.Bus 2024 para concluir uma campanha e lançar uma outra. Na quarta-feira dia, 7 de agosto, o Consórcio trará 50 clientes que adquiriram uma cota para visitar a Lat.Bus e um deles será um grande felizardo, pois será sorteado um chassi da marca.

 

A nova promoção do Consórcio terá 100 cotas, em plano de 100 meses, e haverá o sorteio de um chassi K 410 6x2 que irá para um dos compradores. Além disso, serão sorteadas 10 viagens para a Busworld, o maior salão de ônibus do mundo, a ser realizado em outubro de 2025, na Bélgica. A viagem ainda terá um destino especial: a matriz da Scania na Suécia. O período total será de 4 a 11 de outubro, sendo 6 e 7 de visita à Busworld e 9 e 10 na Suécia. O período de vendas de agosto de 2024 a 8 de julho de 2025; o sorteio em agosto de 2025. Para esse grupo especial o voo Guarulhos-Bruxelas-Guarulhos será em classe executiva.

 

Serviços personalizados para ônibus

Os serviços Scania também estão presentes no estande com suas soluções apresentadas de forma muito bem estruturadas. “Queremos que a Lat.Bus seja um momento de grande oportunidade de relacionamento com nossos clientes para mostramos todas as vantagens das Soluções de Serviços para a linha diesel e também para os elétricos. Estamos preparados para numa linguagem simples comprovar tudo o que podemos entregar de máxima disponibilidade”, conta Fernando Valiate, novo diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil.

 

Scania anuncia novo painel digital para linha de ônibus

Novidade estará disponível a partir de janeiro de 2025.


 A Nova Geração de ônibus P8/Euro 6 da Scania ganhará, de série, a partir de janeiro de 2025 um novo painel digital e uma nova arquitetura eletrônica. Essas novidades estão sendo apresentadas pela Scania na Lat.Bus 2024.

 

“Não poderia haver melhor palco para esses lançamentos do que a Lat.Bus”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “No estande da marca, o visitante poderá ver em primeira mão como será o novo painel. A filosofia da Scania é trabalhar com a melhoria continua dos seus produtos. Estamos subindo um nível altíssimo de segurança ativa e todos os alertas estarão sendo informados ao motorista em tempo real na tela.”

 

O novo painel digital tem 12,3’ polegadas com alta tecnologia embarcada e design moderno e de fácil acesso e manuseio. “Nosso objetivo é tornar a experiência na condução ainda mais positiva para o motorista de ônibus. Vamos garantir mais conforto e ampliar os dispositivos de segurança”, diz Gallao. “Será possível ainda propiciar uma melhor visibilidade com muito mais informações programáveis. A sensação será de acessar, por exemplo, um tablet em formato maior e numa navegação extremamente amigável. O condutor terá um nível de comando do Scania da forma mais completa já vista no Brasil.”

 

A nova arquitetura eletrônica passa a permitir a incorporação de sensores de assistência à condução o que traz como principais melhorias um alerta de colisão com usuário lateral, AEB com detecção de pedestre e sensor de pressão dos pneus (TPM) – este disponível também para os modelos de tração 8x2. Além disso, outras novidades importantes são a inclusão de um alerta de colisão com usuário frontal e uma câmera traseira com alerta de riscos durante o engate da marcha à ré. “Mais um passo fundamental para a total segurança do motorista e passageiros durante a viagem, e, consequentemente na preservação de vidas.”

No quesito conforto ao motorista passa a fazer parte da linha 2024/2025 o Acelerador Inteligente, além dos itens já de série suspensão eletropneumática e assistente de partida em rampa (Auto Hold).

 


Scania cresce 156% no mercado de ônibus em 2024.


Fabricante emplacou 454 chassis no acumulado do ano, de janeiro a julho, entre urbanos e rodoviários

São Paulo, 7 de agosto de 2024 – O momento da Scania no mercado de ônibus em 2024 continua muito forte, e consolidou uma alta de 156,5% sobre o acumulado de 2023 (janeiro a julho), na faixa acima de 8 toneladas. Nos rodoviários de motor traseiro a participação chegou a 33%. A projeção da marca é manter o ritmo aquecido até o final do ano e registrar um aumento de vendas no comparativo com o ano passado. Esse cenário promissor traz uma expectativa muito positiva para a participação durante a Lat.Bus 2024 ou Feira Latino-Americana do Transporte, que será realizada de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, na rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.

 

Para seguir firme em seu objetivo de crescimento no ano, a marca dispõe de um portfólio amplo que oferece o menor custo total de operação, superior economia de combustível e o apoia com uma solução completa de serviços e alternativas financeiras (Scania Banco, Consórcio e Seguradora).

 

“Queremos encerrar 2024 como um ano muito especial e de um potencial de crescimento sobre 2023. Iniciamos uma nova gestão na área de Ônibus, no segundo semestre de 2023, e estamos colhendo frutos importantes nos processos internos, estratégia comercial com a rede e de relacionamento com os clientes. A Nova Geração de ônibus P8/Euro 6 da Scania é um sucesso absoluto, e esse resultado prático nos permite ter a confiança do operador para continuar seus investimentos em nossas soluções”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Vamos seguir ainda mais fortes com nossas soluções, principalmente, na redução de consumo de diesel com a introdução, a partir da Lat.Bus, do Acelerador Inteligente, passando de 8% para 11% na economia de combustível”, completa.

 

O segmento rodoviário de motor traseiro acima de 8 ton, de forte atuação da Scania, emplacou 1.161 chassis em 2024 em franco aumento em relação às 708 unidades de janeiro a julho de 2023. A Scania cresceu mais do que o dobro saltando de 175 para 380 chassis. A participação de mercado subiu de 25% para 33%. “Esse volume superior teve como fatores preponderantes os constantes investimentos das operadoras de linhas regulares na renovação de suas frotas em virtude do aumento da preferência pelas viagens rodoviárias por ônibus”, diz Gustavo Cecchetto, novo gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

 

De acordo com o gerente, os clientes estão colocando veículos mais novos, confortáveis e tecnológicos à disposição dos passageiros. “As empresas de transporte rodoviário de passageiros estão reforçando seus compromissos em oferecer serviços premium. As pessoas estão preferindo viajar mais de ônibus e a fidelização dos usuários é fundamental para o negócio”, explica Cecchetto. “Dentre outras razões para o acréscimo nas vendas da Scania está o aquecimento do setor de fretamento industrial, demandando renovação e ampliação das frotas. E, enriquecendo esse contexto nossas soluções de produtos e serviços proporcionando alta eficiência energética, rentabilidade e economia de combustível, além de máxima disponibilidade.”

 

“Ou seja, um ciclo virtuoso que permite ao ônibus ficar o menor tempo possível parado, rodar o máximo do tempo, e, o principal: garantir mais dinheiro no bolso do operador urbano, rodoviário, do fretamento e turismo. A Scania oferece o menor custo total de operação do mercado”, salienta o diretor Alex Nucci.

 

Crescimento de mercado no acumulado do ano versus 2023

No mercado em que a Scania atua, acima de 8 toneladas, somando chassis rodoviários e urbanos, a marca teve 454 unidades emplacadas em 2024, numa alta de 156,5% sobre as 177 unidades do mesmo período, de janeiro a julho de 2023. Enquanto o mercado total caiu 11,2%. A participação geral subiu de 1,7% para 4,9%. Aliás, a Scania começou o ano embalada por ter sido a fabricante que obteve o melhor resultado sobre 2022, no acumulado de 2023, com alta de 62,7% (de 287 unidades para 467).

 

Já nas vendas de rodoviários, a Scania está em destaque no acumulado do ano versus 2023. A Scania registrou 389 chassis, acréscimo de 123% sobre as 175 unidades dos mesmos sete primeiros meses do ano passado. Enquanto o mercado teve acréscimo de 21%. A Scania cresceu em todos os comparativos cumulativos de 2024 com 2023. A participação quase dobrou passando de 8,2% para 15,1%. “Seguimos firmes com nossas soluções conquistando cada vez mais clientes”, revela Cecchetto.

 

Na categoria acima dos 400cv, com os produtos K 450 e K 500 8x2, a Scania percebe uma migração por parte de clientes do 8x2 para o 6x2 na configuração de Double Decker (DD). “O segundo semestre promete ser muito aquecido nas compras. Temos boas encomendas tanto de 6x2 quanto de 8x2. É uma faixa bastante competitiva e o nosso produto tem proporcionado aos clientes alta performance com baixo consumo de diesel unido a um completo pacote de serviços”, conclui Gustavo Cecchetto.


FONTE: Assessoria de imprensa Scania


Postar um comentário

0 Comentários