Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 600 conclui percurso de 15.000 quilômetros pela Europa com sucesso

 

  • Viagem de desenvolvimento do caminhão Mercedes-Benz Actros elétrico à bateria durou 45 dias, passando por 22 países
  • Pontos mais ao Norte e mais ao Sul da Europa foram destaques do percurso
  • Ampla experiência em variedade de rotas e atenção ao consumo de energia

A Mercedes-Benz Trucks cruzou com sucesso a linha de chegada do “eActros 600 European Tour”. Após uma viagem do caminhão totalmente elétrico por 45 dias em um total de 22 países, os dois protótipos do Mercedes-Benz eActros 600, já próximos da produção em série, chegaram de volta à Wörth am Rhein com mais de 15.000 quilômetros rodados. Em números exatos, os veículos percorreram 15.269 e 15.939 quilômetros durante este período e concluíram a viagem com peso bruto total combinado de 40 toneladas. Ao longo da rota, os desenvolvedores da Empresa carregaram os dois caminhões exclusivamente em pontos públicos de recarga.

Podemos olhar para trás e ver quase sete semanas de experiências e encontros emocionantes que nos permitiram coletar muitos insights valiosos”, afirma Dr. Christof Weber, chefe de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks. “Uma viagem monumental como essa exige preparação e planejamento meticulosos, especialmente com relação ao carregamento em infraestrutura pública. Mesmo que nossas experiências com paradas para recarga tenham variado muito em alguns casos, ficou claro que o transporte de longa distância com bateria elétrica é viável. Os 500 km de autonomia sem recarga intermediária do eActros 600 sempre foi um fator confiável de planejamento”.

O percurso foi acompanhado por cerca de 30 jornalistas de 20 países europeus, com a maioria deles até assumindo o volante do eActros 600. “Gostaria de agradecer em especial aos colegas que organizaram e deram suporte a essa viagem e que trouxeram os caminhões sãos e salvos de volta a Wörth – incluindo muitos representantes da mídia que estiveram permanentemente com nossa equipe de testes durante todo o percurso”, complementa Weber.  

A Mercedes-Benz Trucks fornecerá informações sobre as percepções e os resultados específicos do “eActros 600 European Tour 2024” como parte do IAA Transportation em Hanover, no próximo mês de setembro.

Pontos mais ao Norte e mais ao Sul da Europa foram destaques do percurso

O percurso começou oficialmente em Frankfurt, na Alemanha, no dia 11 de junho deste ano. Depois de viajar para o Norte, passando por Alemanha, Dinamarca e Suécia, os dois caminhões chegaram ao primeiro grande destaque da etapa, o Cabo Norte na Noruega, bem na hora do solstício de verão, que é o ponto mais ao Norte da Europa e que pode ser alcançado por estrada.

A partir do final de junho, o comboio seguiu em direção ao Sul, passando por Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovênia, Itália, França e Espanha. Depois de uma parada em Tarifa, na Espanha – o lugar mais ao Sul da Europa Continental, que também marcou o próximo grande destaque do percurso – a viagem mais uma vez tomou a direção Norte, no caminho de volta à Alemanha, passando ainda por Portugal, França, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Ampla variedade de rotas e atenção ao consumo de energia

Com o “eActros 600 European Tour 2024”, o objetivo da Mercedes-Benz Trucks é adquirir ampla experiência numa grande variedade de rotas com diferentes topografias e zonas climáticas, além da atenção com o consumo de energia. A Empresa pretende compartilhar essas descobertas com os clientes interessados.

A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora  e um novo eixo de acionamento elétrico eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o eActros 600 atinja uma autonomia de 500 quilômetros  sem carregamento intermediário.

Sobre o eActros 600

Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa têm menos de 500 quilômetros, o que significa que uma  infraestrutura de recarga  na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento é o suficiente nesses casos. Para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial para viabilizar os transportes de longa distância em caminhões elétricos pela Europa.

Além da carga em “CCS” com até 400 kW, o eActros 600 posteriormente será habilitado para fazer recargas em megawatts “MCS”. Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks conseguiram, pela primeira vez, fazer a carga de um protótipo do eActros 600 em um posto de recarga com potência de um megawatt no Centro de Desenvolvimento e Testes da fábrica de Wörth am Rhein. Os clientes poderão encomendar uma pré-instalação para esse tipo de recarga MCS. Assim que a tecnologia MCS ficar disponível e padronizada em todos os fabricantes, está previsto que sejam instaláveis nos primeiros modelos do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em um posto de recarga apropriado com uma potência de cerca de um megawatt.

Em termos visuais, o eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. Quando se trata de rentabilidade para os operadores de frota, o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões no longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento dos transportes de longo percurso. O conceito dos transportes elétricos à bateria para longo percurso da Mercedes-Benz Trucks é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.

Fonte: Imprensa Mercedes Benz

Postar um comentário

0 Comentários