Volkswagen do Brasil é Top of Mind pela 32ª vez na categoria Carro.

 - Pesquisa do Instituto Datafolha revela a Volkswagen como a marca de automóveis mais lembrada pelos consumidores. É a primeira que vem à mente!

- Volkswagen é a marca que mais venceu a categoria Carro nas 33 edições da pesquisa Top of Mind.

- Reconhecimento revela o excelente resultado da estratégia de foco no cliente e consolida a VW como uma marca cada vez mais próxima das pessoas, diversa, vibrante e conectada.


São Bernardo do Campo, 1º de novembro de 2023 – Quando se pensa em automóvel, qual é a primeira marca que vem à mente? Volkswagen é novamente a resposta correta! A Volkswagen do Brasil foi reconhecida pela 32ª vez como a marca de carros mais lembrada pelos consumidores na pesquisa Top of Mind, do Instituto Datafolha. Novamente, a Volkswagen foi líder isolada no topo da categoria Carro, sendo lembrada de forma espontânea por 27% dos brasileiros, um crescimento de 2 pontos percentuais em relação à vitória do ano passado. Outro destaque: a VW é a marca que mais venceu essa categoria (32 vezes), nas 33 edições do prêmio.


“No ano em que a Volkswagen completa 70 anos de Brasil, é uma honra ser reconhecida pela 32ª vez como a marca de automóveis mais lembrada pelos brasileiros e a mais premiada na pesquisa Top of Mind, do Datafolha. Ao longo de gerações, a Volkswagen segue na mente e nas garagens dos brasileiros, aliando a força da tradição com a evolução contínua da marca, que entrega o portfólio mais completo do mercado, com veículos que se destacam pela alta tecnologia, segurança, design, inovação e conectividade”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

Times da Volkswagen do Brasil e da agência AlmapBBDO recebem o troféu
Top of Mind 2023 na categoria Carro.
 

  Volkswagen Jetta GLI em   exposição no evento Top of   Mind. Sedã representa  design, esportividade,  tecnologia e é     um dos modelos mais  admirados pelos clientes da  marca.







VW: foco no cliente e próxima das pessoas

O reconhecimento na pesquisa Top of Mind é resultado da estratégia da Volkswagen do Brasil de manter foco total no cliente e estar cada vez mais próxima das pessoas. 


“Queremos oferecer uma experiência fascinante aos nossos clientes em todos os pontos de contato com a marca, em vendas e pós-vendas, com uma rede de concessionárias cada vez mais humanizada, digital, tecnológica, aconchegante e moderna”, diz Roger Corassa.


A Volkswagen também desenvolve uma estratégia de marketing 360º que vai além da publicidade. 


“Oferecemos momentos inesquecíveis com a marca em grandes eventos onde as pessoas possam conhecer e dirigir os nossos veículos, se divertindo com a Volkswagen. Tem sido assim no The Town e no Rock in Rio, patrocinados pela VW, nas edições do Volks Festival, em feiras de agronegócio, entre outros eventos Brasil afora. Essas ativações consolidam a Volkswagen como uma marca ainda mais próxima das pessoas, diversa, vibrante e conectada”, completa Corassa.

A cada ano, a Volkswagen fortalece a sua estratégia de negócio com foco no território da música. Em setembro, a marca patrocinou o The Town, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo (SP), que reuniu 500 mil pessoas em cinco dias no Autódromo de Interlagos. Também era da Volkswagen o carro oficial do evento: a série especial do SUVW T-Cross The Town.

Mais de 13 mil pessoas participaram das sete ativações promovidas pela Volkswagen em diversas áreas do The Town, como no estande da marca (Skyline) e na Rota 85, espaço temático que teve a VW como co-patrocinadora. Foi um show de engajamento: os 150 posts da VW e influenciadores parceiros nos canais da marca no Instagram, Tik Tok e plataforma X totalizaram mais de 140 milhões de views, com 2,5 milhões de interações, durante o The Town 2023.

Entre os patrocinadores do The Town, a Volkswagen foi a 2ª maior em ganho de seguidores no Instagram: mais de 7 mil, totalizando 1,2 milhão. O Tik Tok da Volkswagen ganhou mais 98 mil seguidores ao longo do The Town, somando 372,9 mil. A VW também recebeu 120 jornalistas em seu estande no The Town: foram 110 reportagens e mais de 160 stories publicados.

No The Town, a Volkswagen anunciou o patrocínio ao Rock in Rio 2024, o maior festival de música e entretenimento do mundo, que já teve quatro edições patrocinadas pela marca (2011, 2013, 2015 e 2022).

As comemorações pelos 70 anos da Volkswagen do Brasil, completados em 23 de março de 2023, se estendem pelo ano envolvendo diversos públicos. Momento marcante foi o lançamento da campanha publicitária VWBrasil70: O novo veio de novo, que retratou a evolução da marca com seus ícones do passado, como a Kombi, até chegar ao portfólio atual, com elétricos como o ID. Buzz.

A agência AlmapBBDO assina a criação da campanha, que resgata uma conexão emocional dos brasileiros com a Volkswagen ao promover um encontro inédito entre a cantora Elis Regina, com sua imagem recriada por Inteligência Artificial, ao volante da Kombi, dirigindo ao lado da filha, a cantora ícone atual da MPB, Maria Rita, guiando o ID. Buzz. O resultado foi impressionante: o maior engajamento da história do Brasil, com mais de 2,7 bilhões de views, #1 Trending Topic no Twitter, Google e YouTube, mais de 50 milhões de views nas redes sociais da Volkswagen do Brasil, entre outros números.

Com três edições já realizadas neste ano, o Volks Festival já reuniu mais de 7.600 pessoas em Curitiba, Belo Horizonte e Brasília. É um evento aberto ao público que aproxima ainda mais a Volkswagen das pessoas oferecendo uma experiência completa da marca. Com entrada gratuita, os visitantes curtem atrações musicais, exposição de clássicos, show de arrancadas, simuladores, espaços de imersão, test-drive com os modelos da marca e condições imperdíveis para a compra do Volkswagen 0 km.

A Volkswagen também fortalece a sua presença no calendário de feiras de agronegócio pelo Brasil. Só em 2023, a marca levou seu portfólio de produtos para oito feiras importantes, com destaque para as picapes Amarok e Saveiro.

Investimentos e ofensiva de produtos

A Volkswagen investe R$ 7 bilhões de 2022 a 2026 na América Latina com foco em mais projetos de veículos locais, digitalização e descarbonização. A estratégia ACELERA VW inclui uma ofensiva robusta de produtos com lançamento de 15 novos veículos, principalmente flex e elétricos, até 2025.

Da atual ofensiva, já foram lançamos 10 modelos, entre os quais o Novo Polo (sucesso de vendas com 7 mil unidades comercializadas em menos de 2 horas), o Polo Track (novo hatch de entrada que substituiu o Gol, trazendo modernidade a um dos segmentos mais importantes do País), Nova Saveiro e o SUV 100% elétrico ID.4 (oferecido com exclusividade pelo programa de assinatura VW Sign&Drive).


Lideranças Volkswagen


A Volkswagen também está na mente dos consumidores na hora de escolher o novo 0 km da garagem. O Volkswagen Polo é o carro de passeio mais vendido em 2023 e líder entre os hatches, com mais de 83 mil unidades já comercializadas neste ano.

A VW também é líder no segmento de SUVs com sua família SUVW: T-Cross, Nivus e Taos, que somam mais de 112 mil unidades vendidas em 2023. Da família, o T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 58 mil unidades emplacadas neste ano.

Empregadora de excelência com foco em Diversidade & Inclusão


O trabalho de excelência em Recursos Humanos e a estratégia robusta de Diversidade & Inclusão da Volkswagen do Brasil também contribuem para que a marca se mantenha como Top of Mind. Em 2023, a VW conquistou o certificado Great Place To Work pelo 2º ano consecutivo, se mantendo como excelente lugar para trabalhar de acordo com a pesquisa de cultura e engajamento respondida pelos colaboradores.

Neste ano, a Volkswagen do Brasil também conquistou a certificação Top Employer pelo 5º ano consecutivo, se mantendo entre as melhores empresas para trabalhar. Essa certificação global reconhece empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.

A VW também está no ranking Top 10 da pesquisa “Marca Empregadora 2023”, entre as empresas mais atrativas para trabalhar no País. O estudo é feito pela consultoria Randstad, uma das líderes globais em soluções de recrutamento e seleção.

A Volkswagen do Brasil conta também com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Entre as ações, estão cinco grupos de diálogo formados por nossas pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares gênero, LGBTQIAP+, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).

Em 2023, a Volkswagen do Brasil se tornou signatária do Movimento Mulher 360, da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Desde 2020, a Volkswagen também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.



Fonte: Volkswagen do Brasil

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