Mercedes-Benz cede ônibus à Cruz Vermelha Brasileira para ser usada como Unidade Móvel de Saúde da Mulher


O 500 Super Padron, transformado em salas de exames de mamografia e de ultrassonografia, percorrerá as regiões Nordeste e Norte, ajudando a reduzir as filas de espera de mulheres elegíveis pelo SUS

Projeto #Unindo Forças já levou atendimento médico, assistência social e vacinas a mais de 920.000 pacientes de comunidades carentes de localidades distantes


Em cerca de dois anos e meio, sete carretas, um caminhão baú e dois ônibus do projeto percorreram quase 100.000 quilômetros por 17 estados do Brasil.


Contando com a parceria de entidades e empresas brasileiras e apoio financeiro do governo alemão, iniciativa reforça os princípios ESG na Mercedes-Benz do Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil volta a realizar parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, contribuindo para levar atendimento médico e atenção à saúde a comunidades carentes. Assim como ocorreu com dois ônibus de vacinação, desta vez a Empresa cedeu um ônibus para uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher que percorrerá estados das regiões Nordeste e Norte.

Essa nova iniciativa do Projeto #Unindo Forças envolve o modelo de chassi urbano O 500 Super Padron transformado em salas de exames de mamografia e de ultrassonografia, e vai contribuir agora na redução da fila de espera de mulheres elegíveis a esses procedimentos pelo SUS.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher foi entregue a Júlio Cals, presidente Nacional da CVB, por Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, num encontro realizado na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, nesta segunda-feira, 4 de setembro.

Essa Unidade Móvel de Saúde da Mulher iniciará operação teste, no mês de setembro, na cidade de Salvador, em uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia. O objetivo é alinhar a dinâmica do atendimento, processos e protocolos. Durante essa fase, 50 mulheres com idade elegível realizarão os exames.

No passo seguinte, a ação irá se expandir pela Região Metropolitana de Salvador e por cidades do interior da Bahia. A operação definitiva terá início em outubro, em alinhamento com o tema emblemático do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A expectativa é realizar 120.000 atendimentos por ano com a Unidade Móvel de Saúde da Mulher da Cruz Vermelha Brasileira (CVB).

Ajuda humanitária a populações de localidades mais distantes


“Graças a essa parceria tão importante da Cruz Vermelha Brasileira com a Mercedes-Benz, estamos levando prevenção e promoção da saúde, além de ajuda humanitária aos locais mais distantes do nosso País, atenuando o sofrimento daqueles que mais precisam de atendimento médico e assistência social. Juntos, seguimos #UnindoForças e salvando vidas”, diz Júlio Cals. “Nessa missão, contamos com nossos voluntários e com as secretarias de saúde e as prefeituras participantes”.

“Agora, por meio de três ônibus, trabalhamos para oferecer mobilidade e segurança, a fim de auxiliar a Cruz Vermeha Brasileira nessa importante missão de levar saúde e cuidados às populações vulneráveis”, afirma Achim Puchert. “Estamos orgulhosos com mais essa parceria humanitária que preserva vidas e que está alinhada ao nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento social e garantir o bem-estar às comunidades brasileiras, o que reforça os princípios ESG da nossa Empresa. Essa é também uma forma de construirmos pontes com a comunidade e com os usuários de ônibus, mostrando todo o potencial de contribuição social e econômica dos nossos veículos”.

“O projeto das Unidades Móveis de Saúde é uma parceria admirável com ONGs especializadas em atendimentos médicos, o que muito nos orgulha. Tanto os caminhões quanto os ônibus usados para tal finalidade reforçam a diversidade de ações comunitárias da nossa Empresa”, diz Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e madrinha do projeto. “Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social. Nossa expectativa é chegar a 1 milhão e 200 mil atendimentos médicos e mais de 600 mil pessoas atendidas em três anos e já estamos muito próximos a esse marco. Nós acreditamos que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”.


Transformação especializada dos ônibus e equipamentos modernos


Todos os assentos de passageiros do O 500 Super Padron, com carroçaria Caio Millennium, foram retirados, dando lugar a ambientações criadas para a realização dos exames de mamografia e de ultrassom. O projeto preserva a qualidade e a segurança do atendimento prestado pelos profissionais de saúde à população, com base em todas as medidas de proteção e higienização.

O mamógrafo digital Aurora DR, se destaca pela tecnologia de captação de imagens digitais em alta resolução, com capacidade para atender aos mais variados tipos de anatomia de mamas. O equipamento vem acompanhado de um console com estação de trabalho e monitor com software intuitivo de fácil utilização para exames mais rápidos e precisos.

O Monitor de Diagnóstico 8 MP, se caracteriza pela multi-modalidade de 27 polegadas com tecnologia IPS, para exibição de imagens médicas e laudos, oferecendo qualidade de imagem excepcional e amplos ângulos de visão.

Por sua vez, o sistema de ultrassom portátil EVUS 8, permite uma visão precisa da região em análise, por meio de recursos altamente avançados.

Iniciativa de colaboradores da Empresa

O #UnindoForças é um case de sucesso na Mercedes-Benz e fruto de uma iniciativa de colaboradores participantes de um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios da própria Empresa.

Esse grupo gera as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia. “O objetivo é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável”, conclui Kathrin Pfeffer.

#UnindoForças – trabalho de forte parceria e compromisso com ESG


Lançado em março de 2021, o projeto #UnindoForças – iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil que conta com a parceria de ONGs, entidades e empresas brasileiras e com apoio financeiro do governo alemão – entra em seu terceiro ano com resultados muito expressivos, alcançando os objetivos propostos. Já são sete carretas puxadas pelo caminhão Mercedes-Benz Actros, um caminhão baú e dois ônibus customizados como Unidades Móveis de Saúde para levar atendimento médico e de saúde, assistência social e vacinas a comunidades carentes de locais distantes, focando especialmente populações em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil.

Agora, soma-se o novo ônibus cedido à Cruz Vermelha Brasileira para a Unidade Móvel de Saúde da Mulher.

Com base nos resultados acumulados até o último mês de julho, já são mais de 920.000 procedimentos médicos realizados, envolvendo mais de 450.000 pacientes atendidos. Também foram aplicadas mais de 100.000 vacinas. Até aqui, o projeto chegou a 224 cidades de 17 estados, incluindo o Distrito Federal. No total, as carretas, caminhão baú e os ônibus já rodaram quase 100.000 km.

Sete carretas, um caminhão baú e dois ônibus na estrada


Além da idealização e gerenciamento do projeto, a Mercedes-Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus da marca para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto. Isso totaliza cerca de 1 milhão de Euros em horas de trabalho para a Companhia.

Com o objetivo de acelerar a imunização contra a Covid-19, dois ônibus da Mercedes-Benz, um urbano e um rodoviário, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, partiram para diferentes roteiros em várias regiões brasileiras. A campanha da CVB contribui com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, além de envolver outras iniciativas de prevenção e promoção da saúde e de enfrentamento à pandemia da Covid.

No que se refere a caminhões, são duas unidades móveis com a startup social SAS Brasil, quer levam atendimento nas áreas de odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, dermatologia e ginecologia, além de pequenas cirurgias. A SAS Brasil atravessa o Brasil de Sul ao Norte oferecendo consultas, exames e procedimentos especializados para crianças e adultos, além de capacitação para profissionais de saúde. Com a ação, a expectativa é zerar as filas de espera do SUS para as especialidades médicas oferecidas.

Com a Renovatio, na região Sul, o foco é a oftalmologia, com exames clínicos e de diagnósticos para catarata, glaucoma e retina. Oftalmologia também é a especialidade do Instituto Luz para Vida, que oferece consultas, procedimentos e exames de avaliação de ametropias, catarata, patologias da retina e córnea, glaucoma, propedêutica de vias lacrimais e plástica ocular.

Na cidade de São Paulo, além da primeira carreta de tomografia do projeto MB Health, a parceria com o CIES Global inclui outras duas carretas. Uma delas para exames de ultrassonografia e doppler e outra unidade móvel para pequenas cirurgias oftalmológicas de catarata e de pterígio.

A Sociedade Beneficente Albert Einstein oferece atendimentos nas áreas de tomografia, oftalmologia, telemedicina e exames laboratoriais. Eles são realizados por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, analistas de laboratório do Einstein. Essa parceria começou por Itabira (MG) e depois seguiu para a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP), a fim de atender os caminhoneiros que circulam na entrega ou retirada de cargas na empresa. Essa carreta vem se deslocando por várias cidades, em ações para motoristas de caminhões e ônibus nas estradas e também pacientes locais que precisam realizar tomografias sem uso de contraste, de acordo com a fila do SUS.

A nona unidade móvel de saúde foi direcionada para a Instituição Amigos do Bem. São quase 30 anos de trajetória e milhares de voluntários transformando vidas por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia, promovendo a inclusão social e rompendo o ciclo de miséria no sertão nordestino.

Aporte de 4,5 milhões de Euros do governo alemão via DEG


O grande impulso financeiro do projeto #UnindoForças veio do governo alemão, que contribuiu com 4,5 milhões de Euros para a construção das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação e aquisição de equipamentos médicos. Essa participação foi viabilizada pelo Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha.

O investimento foi realizado pela DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre várias ações globais, destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) deu apoio importante na aproximação com o governo alemão. Essa tradicional instituição representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países.

O projeto #UnindoForças conta ainda com mais parceiros, como a Vivo Empresas, como apoiadora. As carretas são projetadas e customizadas pela Fleximedical, com construção das carrocerias a cargo da implementadora Labor. A Canon Medical fornece tecnologia de ponta para os diagnósticos por imagem e trabalhou com o projeto na Unidade Móvel de Tomografia.

As transformações dos ônibus em Unidades Móveis de Vacinação ficaram a cargo da Eco X. Já a Elber Medical forneceu as câmaras de conservação das vacinas e a Sunew, os painéis solares que garantem energia para as geladeiras de vacinas.



Fonte: comunicação Mercedes

Postar um comentário

0 Comentários