Cerca de dois veículos por minuto são vendidos por meio de plataforma de compra e venda online no primeiro semestre de 2023

 



Conclusão é do balanço semestral da vertical de negócios de automóveis da OLX, que contou com mais de 394 milhões de anúncios vistos por mês

Entre os mais de 1020 modelos anunciados na plataforma, o Gol representa 5,7% do total negociado

Usuários da plataforma procuraram por 1043 versões de automóveis no período

OLX registrou aumento de 8% de novos anunciantes, ou seja, aqueles que anunciaram um veículo por meio de seu app e site pela primeira vez.


A OLX, maior plataforma de compra e venda online de veículos do país, registrou uma média de duas vendas de automóveis por minuto por meio de seu app e site durante o primeiro semestre deste ano. Foram mais de 22 milhões de usuários navegando pela vertical, 394 milhões de anúncios vistos por mês no período, sendo que 18 foram visualizados, em média, por usuário.


“O Brasil iniciou 2023 sob incertezas econômicas e um cenário global complexo com os entraves, alta taxa de juros e inadimplência ainda elevada. No entanto, a atividade econômica surpreendeu positivamente, levando a revisão da projeção de crescimento do PIB de 1% para 2,2%. No primeiro semestre de 2023, mesmo com todo este contexto, e como líder no segmento de compra e venda de automóveis no país, a receita da OLX na vertical de Autos seguiu com forte crescimento em relação ao resultado do mesmo período de 2022”, comenta o VP de Autos e Comercial da OLX, Flávio Passos.

Com mais de 1.020 modelos anunciados e 1.043 versões de automóveis procurados pelos usuários, a OLX registrou um aumento de 8% de novos anunciantes entre janeiro e junho, ou seja, aqueles que anunciaram um veículo pela primeira vez por meio da plataforma.

E, entre todas as opções disponíveis, o Gol é o carro de maior destaque da OLX, líder de procura, anúncios e vendas, com 5,7% de share entre todas as comercializações efetuadas no período. Palio, Uno, Onix, Fiesta, Ka, Celta, Corolla, corsa e Civic completam o Top 10 de mais vendidos no país.

 

 

Entre os menos procurados no semestre, há carros da Jaguar, Mercedes-Benz, Maserati, com o Rolls-Royce Wraith na lanterna. Carros que registraram a venda de apenas uma unidade somam 105 modelos e, com anúncios únicos, 32. Entre estes (anunciado e vendido) está o Porsche Cayman R.

O mês com melhor desempenho de vendas e anúncios inseridos no período foi março, registrando 19% do volume total em ambos.

As categorias mais quentes do setor:

 

 

Entre as categorias mais vendidas, procuradas e anunciadas, os hatchs lideram, seguidos dos sedãs e SUVs. Buggys e conversíveis são os automóveis cujas categorias apresentaram maior variação de vendas ante o primeiro semestre de 2022, com 44,8% e 42,7% de crescimento. Este mesmo desempenho se repete com o número de anúncios inseridos: 64% e 37%, respectivamente. SUV e Hatch também apresentaram um acréscimo de inserções, com 9,4% e 2,4%.

Dos 464 modelos de hatchs vendidos no primeiro semestre de 2023, os destaques ficam com o Gol, com 11,6% das vendas da categoria. O Top 5 é fica completo com o Palio (8,1%), Uno (6,4%), Onix (5,5%) e Celta (5,3%).

Totalizando 505 versões, os sedãs mais vendidos do Top 5 da categoria foram o Corolla (9,30%), Civic (9,30%), Prisma (4,90%), Siena (4,90%) e Voyage (4,80%). Já os SUVs que lideram, entre as 384 opções comercializadas, estão o Ecosport (7,70%), Renegade (6,30%), Compass (5,60%), HR-V (5,50%) e Duster (5,30%).

 

 

Paleta de cores neutra

As cores neutras predominam no TOP 4 dos mais anunciados, vendidos e procurados. Branco é a cor campeã nas categorias, seguida de preto, prata e cinza. Laranja e amarelo são as de menor destaque.

Embate estadual entre os Hatchs

Gol, Palio e Onix travam uma batalha entre os carros com mais vendas nos oito estados mais populosos do país. São Paulo, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Ceará tem no Gol o seu favorito, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro preferem o Palio. Pernambuco é o único que tem no Onix sua principal escolha.

 

 

Próximo semestre

O setor automotivo registrou um desempenho significativo neste ano, com crescimento de 10% de veículos novos e de 15% na venda de veículos seminovos e usados, em relação ao resultado do mesmo período de 2022. As expectativas para o segundo semestre seguem uma tendência otimista. “Avaliamos que o movimento da recente redução de 0,50 ponto percentual na taxa Selic poderá impulsionar o consumo de veículos através de um financiamento mais acessível para a população. Os modelos SUVs continuam ganhando destaque no mercado nacional, com um aumento significativo nas buscas por esse tipo de veículo. Além disso, a demanda por veículos mais novos e mais caros continua crescendo significativamente nas buscas”, informa Flávio Passos.

“Hoje já nos diferenciamos por oferecermos a maior audiência do mercado e que se converte na maior liquidez. Para o segundo semestre nos concentramos em 3 pilares: melhorar a experiência do usuário, potencializar a entrega de performance aos clientes profissionais e oferecer novos serviços aos nossos clientes por meio da Altimus, nossa última aquisição e que fornece soluções para gestão de concessionárias e revendedores”, complementa o executivo.

 

Como adquirir um veículo online com segurança


● Negociar diretamente com o proprietário do veículo ou com a pessoa que irá comprar o item, evite negociar com terceiros, como parentes, amigos ou revendedores não autorizados;

● Tire todas as dúvidas preferencialmente pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagem, que são ambientes menos controlados;

● Sempre marque uma visita para ver o veículo presencialmente antes de fechar o negócio e prefira locais públicos e movimentados, como estacionamentos de shoppings e supermercados e vá, de preferência, acompanhado e durante o dia;

● Antes de concluir o negócio, peça uma Vistoria Cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran e vá junto com o dono do automóvel;

● Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo e antes de depositar, verifique os dados direto com o proprietário;

● Se está vendendo, confirme os dados bancários da conta em que o valor do veículo deve ser depositado;

● Vendedor e comprador devem ir junto ao cartório fazer a transferência e o pagamento só deve ser feito quando a transação for concluída no cartório.

● Negocie diretamente com quem vai comprar. Desconfie de compradores que apenas intermediam a negociação.

● Se a proposta for de lojas de seminovos, não esqueça de checar o CNPJ e a legalidade do funcionamento do estabelecimento.

● Só entregue o veículo depois que o pagamento for confirmado.

Fonte: Imprensa OlX Brasil

Postar um comentário

0 Comentários