Cuidados com a logística de carros elétricos.



Segundo a consultoria Frost and Sullivan, existe uma expectativa de que 50 milhões de veículos elétricos sejam vendidos no mundo até 2030. 

O Brasil deve representar uma parcela considerável desse volume, já que dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que 70 mil carros elétricos devem estar emplacados até o fim de 2023.

O supply chain do setor automotivo é complexo e, para veículos elétricos, é particularmente desafiador por causa dos cuidados que as empresas precisam tomar com o transporte de baterias elétricas.

Rodolfo Boraschi, gerente de Auto-Mobility da DHL Global Forwarding, explica que existem regras que regem o transporte internacional aéreo e marítimo para assegurar o bem-estar das pessoas e do meio ambiente.

“As baterias de íon de lítio, que equipam esses carros, são incluídas na categoria de cargas perigosas. Seu transporte requer cuidados essenciais, em razão da possibilidade de explosão e incêndios quando são expostas a determinadas condições de temperatura no transporte, manuseio ou armazenagem. Assim, é necessário que os envolvidos na operação tenham conhecimento e expertise para lidar com essa situação”, explica Boraschi.

Levando em consideração a dificuldade desse processo, a DFG listou abaixo alguns cuidados para a logística de carros elétricos:

Armazenagem das baterias: é importante observar as regras da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês) e da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês). Devem ser considerados o tipo da bateria, a quantidade, o peso e a forma que estão dispostas, ou seja, se estão sozinhas ou dentro de algum equipamento.

Descrição da carga e embalagem: com o intuito de minimizar os riscos, deve-se assegurar que a descrição da carga fornecida aos transportadores mencione a presença de baterias de íons de lítio, além de providenciar embalagem de acordo com as normas internacionais.

Conformidade regulatória: outra questão importante é observar as regras e legislação vigentes de cada localidade em que o material esteja presente.

É de extrema importância que as regras sejam cumpridas, pois existem outras adversidades que podem colocar em risco a operação, tais como as situações de atraso, a perda de reservas e eventuais multas, que podem comprometer a competitividade e performance operacional.

Por se tratar de cargas perigosas, é importante sempre atuar com profissionais e parceiros qualificados e preparados. Também é recomendável buscar sempre uma atualização sobre novas tecnologias, regras e melhores práticas de mercado, para fornecer orientações e suportes, tanto para o importador quanto para exportador, nos momentos que precedem e procedem o processo de transporte.

“O diferencial da DHL Global Forwarding no transporte de baterias de carros elétricos é a capacidade técnica e operacional no mundo todo, já que atua como o principal parceiro logístico de grandes players da indústria automotiva. Assim, a companhia lidera iniciativas de inovação nos setores de logística e transporte”, complementa o gerente de Auto-Mobility da DHL Global Forwarding (DGF).

DHL Divisions – Boilerplate (port.)


DHL – Excellence. Simply delivered.


A DHL é a marca líder global no setor de logística. Nossas divisões oferecem um portfólio incomparável de serviços de logística, que vão desde entrega de encomendas nacionais e internacionais, remessas de e-commerce e soluções de fulfillment, transporte internacional expresso, rodoviário, aéreo e marítimo até a gestão completa da cadeia de suprimentos industrial. Com cerca de 395 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de forma segura e confiável, permitindo fluxos de comércio globais sustentáveis. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em crescimento, incluindo tecnologia, life sciences e healthcare, engenharia, manufatura e energia, automotiva e varejo, a DHL está decisivamente posicionada como “a empresa de logística para o mundo”.

A DHL faz parte do Grupo DHL. O grupo gerou receitas de mais de € 94 bilhões em 2022. Com práticas de negócios sustentáveis e compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o Grupo contribui positivamente para o mundo. O Grupo DHL visa alcançar uma logística de zero emissões líquidas até 2050.


Fonte: RPMA Comunicação

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